Temos o vídeo da semana da área de games e desenvolvimento de games do Brasil:

GameUP ESPN Brasil – Matéria TecToy Digital



Algumas considerações, deduzindo pelo vídeo:

  1. Não tinha a noção do tamanho da empresa. É um andar inteiro, mas acredito que tenha mais instalações.
  2. Não sabia como era o jogo de futebol do Nintendo DS que eles tinham lançado alguns meses atrás. O vídeo mostrou parte da jogabilidade e eles acertaram em cheio na idéia e na cultura. É um jogo bem brasileiro mesmo.
  3. No final do vídeo, mostrando a sala de testes, acredito que o jogo de corrida mostrado na TV seja algum Need For Speed para o Zeebo.
  4. Sobre o jogo de tênis (que teve alguns esboços), acredito que seja propriedade intelectual deles, já que normalmente um publisher não deixa que esse tipo de informação venha a público antes.
  5. 70% da produção é exportada. É, enquanto a área de games continuar com impostos abusivos, fica complicado lançar muita coisa pro mercado interno.
  6. Ser analista de qualidade (os dois profissionais que testam os jogos que mostrou no final do vídeo) deve ser bem maçante. Porquê uma coisa é jogar por diversão. Outra coisa é jogar como testes, trabalhando. E jogar muitas vezes o mesmo jogo, catando bugs deve cansar muito.

Quanto ao vídeo, é bastante interessante pra saber como é um estúdio de gamedev aqui no Brasil. Aliás, é bem difícil ver isso até em empresas estrangeiras. E pelo que dá pra ver, a Tectoy poderia muito bem ser confundida com uma empresa normal de informática, pelo ambiente quieto e cheio de computadores.

Agora, uma dica pro pessoal da ESPN: ir na Ubisoft Brasil. Eu queria muito saber como é lá hoje e como é o trabalho deles aqui no Brasil.

[Via Twitter do Pablo Raphael. Agradeço também ao fernando Menezes pela dica de ontem, comentando sobre o programa]







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game