playstation3_slim_01

Mais uma notícia não tão boa vindo da Sony (a primeira é esta aqui): segundo o Meiobit Games, a empresa está analisando a inserção de um tipo de contas premium para a PSN. Atualmente uma das maiores vantagens da empresa contra os concorrentes é que tanto a Store (baixar conteúdo) quanto a própria PSN (lista de amigos, jogar online, etc) são gratuitas. Nós não pagamos nada para baixar demos e jogar, e todos tem os mesmos privilégios. Só que como alegria de pobre dura pouco, a empresa quer implantar um serviço pago, algo semelhante ao Qore (um tipo de revista online com conteúdo exclusivo às vezes, como demos e etc), e isso ficou evidente com uma palestra da empresa para investidores:

Sony mantêm a PSN gratuita, mas…



No começo muitos achavam que ela iria cobrar para que a gente tivesse acesso, mas depois de algum tempo a empresa esclareceu: a PSN vai continuar normalmente, mas pode ser que ela pode colocar uma versão premium e ter uma versão free. Aí temos várias perguntas, que alguns leitores do Meiobit também tiveram: que conteúdo poderia ser premium? Será que quem tiver essa conta poderá baixar demos exclusivos? Promoções de jogos? Temas pagos de forma gratuita? Pagar mensalidades (com ou sem desconto) dos primeiros MMOs do console? Difícil saber. O problema é eles começarem também a limitar o nosso acesso. Eu nem ligo de não poder acessar certos conteúdos, como séries, filmes e música (exceto comprar músicas pros Rock Bands/Guitar Hero), mas não poder baixar demos e/ou não poder ter acesso livre às diversas PSN pode ser muito ruim. Já ouvi relatos da dificuldade dos jogadores em baixar certos conteúdos no X360, e hoje a PSN é muito boa do jeito que está.

Se eles manterem pelo menos as funcionalidades básicas, como está atualmente, aí sim que o negócio pode engrenar, caso tenha mais recursos. Só não sei se teria grana pra sustentar uma conta paga.

[Imagem via Lusogamer]