Ratchet & Clank - KeyArt

Paganini Mixer

Abrindo com chave de ouro os principais lançamentos da Sony em 2016, Ratchet & Clank é uma das maiores surpresa do PS4, trazendo ação frenética, visual espetacular e é gostoso de jogar, com uma progressão altamente sólida. Com o objetivo de ser um “jogo baseado no filme baseado no jogo” o game conta os primórdios dos 2 personagens, trazendo confrontos em diversos locais e muitas novidades, com novas armas e outros elementos.

Ficha Técnica
Produção Sony
Desenvolvimento Insomniac Games
Lançamento 12/04/2016 (América do Norte)
Plataformas PlayStation 4
Classificação 10 anos (Brasil)
Gênero Ação/Plataforma 3D
Descrição Primeiro game da série para PlayStation 4, trazendo os primórdios da história de Ratchet & Clank, tentando impedir um vilão de destruir a galáxia.
Online Não.
Idiomas Português (Dublagem, Legendas, Descrições e Nomes de itens)
Progressão Em torno de 12 horas, com progressão feita na dificuldade normal até o chefão final. O chefão final foi feito na dificuldade Easy Mode.

Ratchet & Clank - PS4 2016 Game - Screenshot 01

É difícil dizer se o game é um complemento do filme que estreou nos cinemas nesta semana, mas o jogo consegue funcionar sem precisar ir no cinema, por trazer diversas cenas do filme e uma progressão altamente sólida! O jogo mostra os primórdios de Ratchet, um mecânico de naves que sonha em ser um patrulheiro galáctico, e que não consegue em um primeiro momento, mas durante a sua progressão atinge o seu objetivo com a ajuda de Clank, um simpático robozinho que consegue escapar da destruição iminente, já que, diferente dos outros modelos de sua linha de montagem, ele acabou “nascendo com defeito”.



Claro que Clank acaba tirando a sorte grande ao achar o Ratchet, onde eles se unem em um bem comum para salvar a galáxia da destruição iminente! E é aqui que a aventura começa de fato!

O jogo tem os clássicos sistemas de plataforma 3D, com movimentação livre, confrontos insanos contra inimigos, puzzles e progressão de experiência e armas. Das novidades, o game tem um sistema de coleta de cartas holográficas durante a aventura (podendo trocar duplicatas e completar algumas fileiras de coleções, conseguindo vantagens especiais) e as armas ganham níveis de experiência com o uso constante e podem ser melhoradas com raritônio, um cristal que é encontrado durante a aventura em diversos locais, liberando mais perks e deixando os equipamentos mais poderosos.

Ratchet & Clank - 2016 - PS4 Screenhot 03

O jogador também vai coletando parafusos ao derrotar os inimigos e destruir caixas durante as fases, comprando novas armas e usando a “grana” para recarregar armas e energia nas estações espalhadas pelas fases. Das armas, temos algumas mais clássicas, como o Combustor (que atira nos inimigos), o rabugento guarda-costas robótico Mr. Zurkon e o Grooviton, que proporcionou alguns dos momentos mais divertidos que já vi em jogos do gênero! Não vou comentar muito por ser spoiler, mas a arma é bem eficiente em alguns momentos, e o jogo tem arsenais mais insanos, como um Pixelizador (que transforma os inimigos em versões 8bit), lança-foguetes, um canhão de bolas de “plasma/pulso” que gera ondas eletromagnéticas (bem eficiente contra grupos bastante numerosos), entre outras armas.

Já o visual do jogo e o design dos cenários impressionam. Locações que vão desde uma cidade paradisíaca no litoral de um oceano a locais mais inóspitos, o jogo é um deleite visual impressionante. Os personagens tem modelagem impressionante no console, cenários bem definidos e design aberto, com o jogador podendo escolher uma rota dependendo da localidade, e ele pode voltar depois atrás de outros coletáveis. Alguns, claro, são mais óbvios, outros não, exigindo usar bem a cabeça!

Ratchet & Clank - Pixelizador

O jogo também tem alguns puzzles de cenário e um puzzle bem engenhoso de raios-laser, podendo abrir portas com cartas holográficas, caixas cheias de parafuso (usando a moeda para comprar novas armas) e prosseguir durante a aventura. O jogador pode hackear automagicamente, ou tentar na unha, o que é mais recomendado para quem quer platinar o jogo.

A duração do jogo é bem variável de acordo com a perícia do jogador, mas na dificuldade normal leva em torno de 10 a 15 horas para chegar no chefão final. Já o chefão acaba sendo um problema extra, pois por conta da ambientação e das tarefas, ele acaba sendo mais difícil do que o normal e acabei tendo de diminuir a dificuldade para poder completar o jogo. Claro que posteriormente o game abriu um “Modo Desafio” com inimigos mais difíceis e multiplicadores, aumentando o tempo de vida útil do game.

Quanto ao Clank, há momentos onde ele é jogável, mas foram poucos os momentos tendo apenas ele, em fases com mais “puzzles” de cenários e momentos dentro do contexto da história. Mas ele acaba sendo importante na jogabilidade, por ser um ótimo auxílio com equipamentos avançados, ganchos para atingir locais mais distantes, e impulsionar o Ratchet para girar manivelas mais rapidamente.

Ratchet & Clank - PS4 2016 Game - Screenshot 02

Ratchet & Clank é o melhor jogo de plataformas do console e e altamente recomendado! A trilha sonora também é sensacional e a dublagem do game merecem destaque, com dubladores famosos e uma dublagem bem produzida. O preço da versão nacional também é outro ponto de destaque, saindo por R$ 150 na PSN Store Brasileira, e com o jogo saindo por valores equivalentes nos varejistas.

Ratchet & Clank - PS4 Wallpaper Desktop - 1920x1080 Full HD