Lembrar de um jogo que era popular e especial durante a infância ou adolescência sempre traz uma certa nostalgia. Além disso, somos condicionados a acreditar que qualquer mudança em um jogo que já dedicamos dezenas ou centenas de horas é desnecessária. Afinal de contas, você, seus amigos e todas as pessoas que tiveram contato com o game se divertiram e muito com o mesmo, independente dos gráficos, jogabilidade, bugs e outros problemas que, aparentemente, sempre esquecemos quando vamos falar de algo que um dia foi especial.

Este é o sentimento de que “o original era melhor” é algo comum e recorrente com jogos, filmes e séries. No entanto, devemos reconhecer quando alguém se dispõe a fazer uma releitura ou uma atualização de um jogo clássico e consegue entregar um resultado melhor que o original. Neste artigo, veremos alguns exemplos de remakes de jogos tão bem feitos que são considerados uma verdadeira evolução da primeira versão.

Publicidade

Tomb Raider Anniversary

O jogo protagonizado pela aventureira Lara Croft fazia 10 anos em 2006 quando foi proposto que se fizesse um remake do primeiro game. A ideia era simples: atualizar os gráficos, jogabilidade e adicionar recursos ao game que fez sucesso na década de 90. No entanto, todos nós sabemos da responsabilidade e das dificuldades de recriar um clássico sem decepcionar os fãs do jogo e, ao mesmo tempo, inovar, inserir diferentes ambientes e situações desafiadoras para o jogador.

Falamos em dificuldades? Na verdade, a Crystal Dynamics não parece ter visto grandes problemas ou empecilhos na missão. Isso porque o jogo foi lançado apenas um ano após o início do seu desenvolvimento e é uma das versões de maiores sucesso da série Tomb Raider. Uma curiosidade sobre esta série, no entanto, é que, praticamente todas as versões novas lançadas parecem fazer sucesso. Em 2013, por exemplo, foi lançado mais um remake de Tomb Raider, focado nas origens da protagonista. Curiosamente, o jogo, que também foi desenvolvido pela Crystal Dynamics, foi um grande sucesso e tem uma avaliação de 10/10 da Steam.

Tomb Raider Anniversary - PC Screenshot

Após consecutivos grandes lançamentos, é certo que os fãs de Lara Croft já ficam com os cartões de crédito prontos para adquirir os novos games lançados pela Crystal Dynamics, que já virou sinônimo de qualidade. Quem não tem o cartão de crédito acaba tendo que optar por formas de pagamento alternativas como boletos ou depósitos bancários. Aliás, esta tem sido uma preocupação das distribuidoras: oferecer meios de pagamento diversificados.

Até já existem formas de pagamento inovadoras, como é o caso dos sites de apostas que aceitam AstroPay, carteira digital para quem não possui um cartão de crédito. Mas é uma pena que plataformas de venda de jogos, como a Steam, não tenham parcerias com serviços similares. Afinal de contas, os fãs poderiam depositar o dinheiro na conta virtual nas vésperas do lançamento e, no momento que o jogo fosse disponibilizado, seria possível fazer o pagamento e download imediatamente.

Resident Evil

Lançado em 1996 para o Playstation, Nintendo DS e outros consoles da época, o Resident Evil original é reconhecido como um dos melhores jogos de todos os tempos. O game foi o criador do gênero “survival” ao colocar o jogador em um ambiente onde ele deve lutar contra zumbis para se manter vivo.

Com tanta história e sucesso, lançar um remake do game não é uma tarefa fácil, mas a Capcom mostrou conhecer bem sua criação original e ter plena noção do caminho do sucesso. O remake de 2002 não só melhorou aspectos gráficos como expandiu o jogo, dando ao player uma experiência nostálgica, porém original e desafiadora.

Yakuza Kiwami

Este é um jogo produzido pela SEGA e baseado no Yakuza original, lançado em 2005 para o Playstation 2. O remake “Yakuza Kiwami”, lançado em 2016 para o PS4 foi muito bem recepcionado pela crítica especializada. Além do básico, que é melhorar os gráficos, taxa de frames e elementos da jogabilidade, a SEGA também buscou os atores originais para gravar as falas dos personagens no jogo. O sucesso do game foi tão grande que, em dezembro de 2017, foi lançado o Yakuza Kiwami 2, outro remake, desta vez do Yakuza 2.

Ratchet & Clank

O último título da nossa lista é uma das séries de maior sucesso lançadas para o Playstation. O primeiro jogo da série Ratchet & Clank foi lançado em 2002 para Playstation 2 e, desde então, várias sequências foram lançadas para o PS3, PS4 e outros consoles da Sony. Em 2016 a Insomniac Games decidiu lançar um remake do jogo original e o resultado foi incrível: trata-se do maior sucesso da desenvolvedora até o momento.

Ratchet and Clank

A história e o universo permanecem praticamente os mesmos. No entanto, o jogo surpreende ao permitir que seja possível jogar tanto com a Ratchet quanto com o Clank. Vale lembrar que no jogo lançado em 2002, não era possível controlar o Clank. A versão para o PS4, traz melhorias gráficas muito bem vindas que são aliadas ao seu estilo de jogo simples e desafiador, e, aparentemente esta é a fórmula do sucesso.





DEIXE UMA RESPOSTA

Digite um comentário
Digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.