Em virtude dos inúmeros comentários, posts em fóruns e “mass hysteria” acerca do uso do cartão virtual Entropay, que tem deixado algumas pessoas com os nervos à flor da pele, resolvi tomar uma atitude para sanar todas as dúvidas quanto ao uso do cartão e o suposto “banimento” (leia-se suspensão) para fazer compras na PSN.

Minha ligação caiu primeiro no suporte nível 1. Como todo callcenter, você é atendido por um suposto “serumano”, que na verdade deve ser um bot com ótimo algoritmo de reconhecimento de voz. Como tal, as respostas são sempre repetidas e se você sair do roteiro ele dá um erro de divisão por zero, seguido da tela azul da morte.

Após vários minutos ouvindo repetidas vezes e com poucas variações a frase “você precisa criar uma nova conta na sua região”, eu solicitei ser encaminhado ao suporte nível 3, que todos dizem que resolve qualquer problema, de suspensão até câncer de próstata. Tive que esperar um pouco, já que o nível 3 parece ser extremamente ocupado, mas insisti e eventualmente consegui falar com um supervisor, que era um ser humano de verdade.



O resumo da conversa foi o seguinte:

  • Não há conhecimento de qualquer movimento para banir ou suspender contas de brasileiros;
  • O uso do cartão Entropay não é desencorajado;
  • Se sua conta funciona e você consegue fazer compras com o Entropay, pode continuar utilizando-a normalmente;
  • Na eventualidade de uma suspensão de conta, ligue para a Sony e o suporte nível 3 irá resolver a questão da melhor forma possível.

Abaixo, está a gravação da ligação (normalizei o áudio em vários pontos), na parte que fui finalmente encaminhado ao nível 3. O nome do supervisor foi obscurecido. Obviamente todo o áudio está em inglês, para os que têm proficiência no idioma.

Eu gostaria de deixar a observação de que, em todos os casos de suspensão que eu analisei a fundo, sempre houve uma atitude suspeita por parte do usuário (não é, Faccenda, Cirilo?) que, IMAO, justificam a suspensão. Mas o supervisor foi bem enfático ao dizer que, nestes casos, em um contato com a Sony eles farão o possível para regularizar a situação.