[RIP] PSPgo – 01/10/2009 – 20/04/2011



Na edição de 2009 da E3 a Sony tinha anunciado o PSPGo, versão do portátil que tinha um novo redesign e que tinha eliminado completamente as mídias físicas, focando apenas na distribuição digital. Daquele tempo para cá, apesar de tudo que lia sobre a guerra dos portáteis com o Nintendo DS, as frentes de batalha eram mais na questão dos jogos exclusivos do que sobre as versões do hardware. Só que, claro, o PSP 3000 era a escolha mais certa para quem pensasse em comprar, por aceitar ainda as mídias físicas UMD. E quem adquiria o Go apenas lamentava que muitos jogos estavam saindo apenas em mídias físicas, excluindo um download futuro do mesmo.

Só que a Sony fez uma aposta arriscada e perdeu.  Segundo diversos sites, ela deixará de fabricar o portátil, focando apenas no NGP, próximo lançamento da empresa. O Go continuará a ser vendido até os estoques se esgotarem, e o PSP 3000 continuará a ter suporte da empresa, no mesmo molde que ela dá ao Playstation 2, além de continuar a ser produzido. Talvez por ela ter visto a burrada em lançar o PSPgo sem suporte ao UMD, o que poderia ter tido um final bem diferente.

E eu queria comprar um PSPgo. Parece que depois dessa notícia a razão veio na minha mente, optando não por um PSP 3000, mas por um NGP, por ser retro-compatível com games do PSP que são vendidos na PSN Store.

[Via Meiobit Games, G1, GadgetBlog e o Kotaku]