Desde o ano passado muitos jornalistas e jogadores começaram a questionar o formato da E3, ainda mais por conta dos vazamentos de dados que ocorreram posteriormente ao evento, e dos custos das produtoras. E com a epidemia do coronavírus, o evento pode sofrer outro baque: desde ontem à noite, múltiplas fontes de jornalistas do exterior e sites começaram a noticiar que a E3 2020 será cancelada, e que a ESA (Entertainment Software Association) estuda opções de uma “versão online”.

O burburinho do cancelamento começou com uma postagem da Devolver Digital (produtora de jogos como Hotline Miami, Gris e My Friend Pedro), com um aviso pras pessoas cancelarem seus vôos e hotéis.

Depois surgiram notas em sites como o Ars Tecnica, Bloomberg e alguns tweets dos jornalistas Jason Schreier (do Kotaku) e Mike Futter, onde a E3 será cancelada, e que o anúncio oficial será hoje.



Se o cancelamento do evento for confirmado, será um duro baque pra ESA e que pode fazer com que o evento tenha mudanças de formato pros próximos anos, se retornar. A questão é que os custos das produtoras são altos e muitas já abandonaram o barco, ora fazendo eventos em locais paralelos na mesma semana do evento (como a Electronic Arts), ora fazendo transmissões online, como a Nintendo e até mesmo a Sony.

Há quem diga que isso pode fazer com que as produtoras possam ver que não precisam de um evento de grande porte pra anunciarem as suas novidades, e que o formato do Nintendo Direct, que foi copiado pela Sony e outras empresas com transmissões ocasionais, pode ganhar mais adeptos na indústria. E uma transmissão online tem um custo muito menor do que a E3 e outros eventos.

Mas temos de colocar em questão o coronavírus, com mais casos sendo confirmados em todo o mundo. Na semana passada o evento SXSW (um dos mais conhecidos dos EUA) foi cancelado, e novos eventos podem ser cancelados pra evitar mais contaminações do coronavírus. Além disso, muitas multinacionais orientaram os seus funcionários a trabalharem de casa.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game