Segundo este site aqui, existe a possibilidade dos jogos clássicos da PSN (do primeiro Playstation) ganharem troféus. Eles não sabem se isso viria nos pacotes premium ou se isso seria um serviço normal, além de citarem que é apenas um rumor e não tem confirmação da sua validade.

Bom, se isso se confirmasse (o que é muito difícil), iria aumentar muito as vendas deste jogos, onde alguns deles tem altas vendagens, como os Final Fantasies e Metal Gear Solid. Para os jogos citados ter um troféu seria maneiro, onde daria pra tentar algo mais elaborado num jogo clássico. Vencer o Omega Weapon em Final Fantasy VIII, por exemplo, seria um troféu bem interessante.



Só que isso esbarra na própria programação do jogo. Não sei se as produtoras mexem nos códigos-fonte do jogo quando o mesmo é lançado na PSN. Para habilitar um sistema de troféus é necessário ter instruções no jogo para acessar o firmware e liberar o troféu, e, tal como deve acontecer com jogos do próprio PS3, nem todas as produtoras pegam o jogo e re-codificam certas partes para que ele tenha troféus. Metal Gear Solid 4 é um exemplo: todo mundo pede troféus pro jogo mas talvez o time da Konami não deixou o código maleável o suficiente para inserir esta funcionalidade ou eles não irão fazer isso. Outro exemplo a ser citado é God of War Collection, que, por ter sido um port da versão de PS2, conseguiu ganhar esta funcionalidade.

Bom, saindo troféus pros clássicos poderia abrir margem pra sair para jogos antigos do próprio PS3. Ainda sonho com troféus em Metal Gear Solid 4 e Splinter Cell: Double Agent, para poder jogar novamente. Alguns não gostam de troféus, mas é até legal você poder exibir pro mundo que conseguiu um feito difícil para a maioria dos seus colegas que também tem o console.

[Imagem via Playstation Lifestyle]