shield nvidia

O mercado de consoles acaba de ganhar mais um concorrente. Segundo o Meiobit Games e o Gizmodo Brasil, a fabricante de chips gráficos nVidia anunciou o Shield, o console portátil da empresa que terá Android embutido. Segundo eles, o aparelho tem o chip Tegra 4 com 72 GPU de cores e 6 vezes mais rápido que o Tegra 3, e se usar um cabo HDMI ligando em uma TV o aparelho consegue exibir imagens com resolução de 4K (3840 × 2160 pixels (8.3 megapixels)) e o console estará preparado para rodar jogos com a Unreal Engine 4, a engine da próxima geração da Epic.

Também terá integração com a Tegrazone (loja de aplicativos da nVidia com games otimizados para o processador Tegra), já provendo muitos games criados e financiados pela fabricante, um joystick e uma tela multitoque de 5 polegadas com 720p de resolução, bateria com duração de 10 horas em uso frequente, “qualidade de áudio semelhante à uma caixa de som da Jambox” e a capacidade de se conectar a um PC que tenha pelo menos uma placa de vídeo GeForce GTX 650, 4GB de Ram e um Core i5, podendo rodar games do computador via streaming, com codificação H.264. Um exemplo que eles exibiram foi a conectividade com o Steam Big Picture e rodando Assassin’s Creed III. Eles tiveram dificuldades para conectar com o PC na exibição, mas ainda assim é uma ideia bem promissora e será um concorrente de peso pro Ouya, o console que foi financiado no Kickstarter, que promete ter função semelhante e que será lançado em março deste ano.



A fabricante também comentou que o aparelho chegará aos EUA no segundo trimestre deste ano e achei a ideia interessante, principalmente com a capacidade de rodar Android na tela grande e o streaming de jogos do PC, apesar de que, tecnicamente, é possível conectar o PC direto na TV via cabo HDMI. Mas também vou esperar e ver o que a Microsoft e a Sony irão aprontar este ano, pois com os novos consoles podendo ser anunciados, pode ser que eu acabe desistindo da ideia. A Sony começou a fazer integração do PS3 com o Vita no LittleBigPlanet 2, podendo jogar o game de PS3 no portátil e usando a tela multi-toque, e pode ser que o próximo console tenha alguma funcionalidade semelhante e que rode Android. A Microsoft anunciou na E3 2012 o SmartGlass, adicionando integração do Xbox 360 com tablets. Depois do Wii-U, um caminho para a usabilidade dos games pode ter relação com telas de toque, e tanto o Wii-U quanto este Shield são os primeiros dessa linha.

Mais fotos:

A CES 2013 começará nesta terça-feira e irá até sexta-feira (11 de janeiro) e provavelmente o Shield estará em exibição por lá. Esta semana promete ser interessante, apesar de que o foco do evento são aparelhos eletrônicos.