Wordpress Logo Style


Já faz algum tempo que não faço posts mais pessoais por aqui e algumas coisas mais técnicas e relacionadas ao próprio portal, mas aos poucos eu ando tentando deixar o Select Game com atualizações regulares, algo que será mais fácil a partir da próxima semana, estando com um pouco mais de tempo livre! Mas a questão maior que faço aqui neste post é com relação ao acesso de celulares! Quando troquei o layout para o Colormag, o que eu curti bastante foi o layout ser do estilo “portal”, com algumas features interessantes, como criar blocos por categorias e ter posts diferentes (e talvez relevantes) na Home.

Só que recentemente surgiu o problema do carregamento de alguns blocos desnecessários, e algumas mudanças de postura. A primeira delas é que diversos blocos não são atualizados direito, e com isso optei por remover, como o de Séries de TV e Cinema. E ando pensando em fazer o mesmo com os blocos de Xbox e PC, já que as notícias que ando postando regularmente são multiplataforma. O ruim é que alguns podem achar que o Select Game é um “blog sonysta”. Claro que não escondo minhas preferências pra PlayStation, mas a gente anda postando bem mais coisas de PC por aqui, e queria postar com mais regularidade sobre o Xbox One e, futuramente, o novo console da Nintendo.

Outra questão é com relação a sidebar. Analisando as visitas dos últimos 30 dias, e a tendência que começou a se formar nos últimos anos, tudo caminha pra mobile. Isso exige que o editor faça concessões para não ter tantos blocos que consumam demais a largura de banda do usuário. E outra: a sidebar é movida para depois da página, ficando “invisível” para o leitor, o que também compromete também todo o potencial de publicidade. A gente não tem Patreons e sistemas similares que poderiam ajudar em investimentos na cobertura de games e cultura pop, mas não dá pra negar que ter algum faturamento publicitário seria ótimo pro blog continuar mais ativo, e repassar esse valor pra outros editores.



Pois pra ser sincero, o faturamento hoje do Select Game é praticamente zero, e a gente apenas recebe alguns jogos pra review de 2 assessorias de imprensa, o que ajuda bastante, mas não daria pro blog se manter se ele estivesse independente. E por isso sempre agradeço a parceria com o GameHall, que eliminou esse custo para a gente, enquanto que a gente ajuda o GameHall em outras frentes, onde produzo conteúdo também para lá, como os posts dos casts de Street Fighter e do Mortal Kombat.

Mas voltemos à situação do layout. Nos últimos 30 dias a audiência do Select está assim:

Resolução de Tela - Visitas do Select Game

Segundo o Analytics, apesar das interfaces móveis estarem na frente, a combinação “notebook” e “full HD” nas resoluções supera, o que justificaria o layout padrão. Mas fico pensando se os leitores comuns da Home pelo desktop estão analisando também a sidebar. Antigamente alguns leitores acompanhavam as discussões e interagiam mais, mas como isso está cada vez mais raro hoje em dia, fico pensando se vale a pena manter a sidebar do jeito que ela é atualmente, o que me faria cortar na carne: remover quase tudo, manter apenas algumas coisas essenciais, mas que também diminuiria a minha própria interação com os leitores, já que eu uso a sidebar pra ver os novos comentários das notícias.

É bem provável que eu faça algumas mudanças dependendo de mais análises do Analytics, como a quantidade de cliques de leitores nos blocos da sidebar (Não dá pra negar que o bloco de cosplays é atraente pra muitos leitores, mas pra quem acessa do celular é banda extra a mais) e vou começar estudos pra ver se dá pra eliminar totalmente a sidebar em resoluções mobile. Se o leitor chega ao final do post e passa para outra tarefa, ela fica totalmente desnecessária para estes dispositivos, escondendo da visão dele essas informações e até mesmo a própria publicidade.

Também será analisado se compensa partir para algo mais invasivo que está sendo usado com mais frequência em muitos portais: o bloco publicitário que se abre de repente no meio da notícia. Apesar do Select Game ser um pouco poluído, a parte do post sempre foi quase livre de anúncios e nunca tivemos reclamações de leitores nesse sentido, mas nenhum anunciante procuraria a gente pra colocar uma publicidade em um bloco que ninguém veria, e dosar isso é um desafio para os blogs independentes. Alguns portais apelam muito pra publicidade, e outros nem tem isso, mas os donos tem custo extra em hospedagem: quando o blog é um hobby, então às vezes não pesa tanto no orçamento, mas quando chegar a hora de se profissionalizar, aí tudo isso é analisado, e muitos querem ter o retorno do tempo investido. Ando planejando aos poucos um Patreon pra nós (que envolve o retorno do nosso canal do Youtube, que está recebendo vídeos mais regulares, mas que não consegui replicar aqui por falta de tempo), mas por hora a gente está continuando os trabalhos e postagens sem precisar disso. Mas como estou praticamente sozinho (com 3 outros editores me ajudando ás vezes) então acabo não tendo tempo pra conseguir deixar o blog mais atualizado. Mas aos poucos a gente vai acertando e melhorando por aqui!

Por fim, gostaria da opinião de vocês? Como vocês enxergam o blog hoje e o que poderia ser mudado? Essa é a minha dúvida deste final de semana! E Bom final de semana a todos!







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game





Paganini Mixer