Hoje chegamos numa marca histórica: 30 competidores no ranking de troféus. O que foi apenas uma idéia aleatória num dia aleatório se tornou a página com maior número de comentários no Select Game e uma onde o pessoal pode tirar dúvidas ou mesmo escrever algumas bobagens relacionadas às “conquistas do Playstation 3”. É claro que o objetivo maior era manter uma página onde os leitores possam disputar quem tem o maior número de troféus. A velha estória: o meu é maior que o seu, ou tenho mais troféus que você! Ou o “tenho de manter a posição antes que o Pesset me ultrapasse”, seguindo do pensamento “o pessoal é movido a guarapower e fica jogando direto”. Né? HAHAHAHA

Bom, sei que tem gente que não gosta da gente ficar comentando sobre isso ou focando mais sobre isso, mas sei que um dos trophy-haters* tem um Wii, e como o Wii não tem seus achievements, então, bom, não posso fazer nada! Mas é aquele negócio: se não fosse os troféus, parte do fator replay do jogo se perde. Pra quê vou zerar de novo o God of War 3 na dificuldade Titã se eu poderia jogar outros jogos? Esse é um pensamento que viria na cabeça caso o jogo não tivesse troféus para habilitar. Ter troféu e poder mostrar isso pro mundo é provar aos seus pares que você é o maioral em certos jogos. “Ah, eu consegui o ranking de honra em Killzone! Sou bom!” ou “meu troféu em Final Fantasy XIII prova que eu matei aquele inimigo fodão que tentei caçar algum tempo atrás”. Certos troféus acabam sendo ganhos de forma coletiva e todo mundo quer ter, como o de chegar a General em Killzone 2 ou mesmo a platina em Burnout Paradise. Ou mesmo você ter algum troféu de platina, pra deixar na sua conta e provar que fechou o jogo com 100%, algo difícil de acontecer esses dias.



Por isso a gente mantêm um ranking de troféus. Primeiro pra ter gente conhecida na disputa e se divertir tentando chegar em alguém ou mesmo mostrando que conseguiu fazer certo feito. Alguns podem achar que estamos atiçando o jogador a virar um trophy-whore, mas o jogador decide se quer tentar algum troféu ou não. Acredito que alguns entram no ranking mas não ficam com tanta sede ao pote. No meu caso eu gosto de tentar alguns tanto pra aumentar o número na minha ID quanto pra poder mesmo provar que eu fiz aquele evento. È legal a plataforma ter isso e poder mostrar ao mundo, para que os outros vejam e se gabem e/ou se impressionem com as suas conquistas gamers. Talvez seja por isso que hoje temos conquistas no Steam e no World of Warcraft, e tanto os troféus quando as outras conquistas foram copiadas do sistema de gamerscore do Xbox 360, o pioneiro no gênero. Tendo algo pra comparar com o seus amigos aumenta a vontade de sempre continuar tentando, pra vencer aquele seu colega de MSN/escola/trabalho.

Aproveitando, uma imagem da página interna que utilizamos para gerar o ranking (captura de ontem, antes das adições de hoje):

Ainda não é o ideal, já que o certo é a gente ter um mecanismo para ver os troféus direto na conta do jogador e poder desde organizar o ranking automaticamente até termos o SGTrophyCard, uma idéia que queremos implementar no futuro. Enquanto a Sony não liberar uma API online ou não descobrimos uma maneira, o jeito é continuar com a manipulação manual na lista. Pelo menos o plugin WP-Table Reloaded ajuda bastante, podendo adicionar uma linha e ordenar a listagem usando vários critérios.

Pra terminar, se quiser participar do ranking basta postar um comentário na página ou aqui mesmo! E se o pessoal do X360 quiser, podemos montar uma página nova para ter um ranking de conquistas, bastando nos indicar algum site que gere um card individual.

*Só lembrando que é uma brincadeira!







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game