É brabo: quando eu consigo deixar as infos quase niveladas com as infos que os produtores/desenvolvedores soltam por aí eu acabo atrasando. Mas depois do post mais recente do blog oficial do Söldner-X 2, tive de abrir uma exceção! Hoje finalmente a Eastasiasoft divulgou a data de lançamento e o preço deste que pode se tornar o melhor shmup (jogo de navinha) do PS3. A data será no próximo dia 25 de maio, terça-feira, dia de atualização na PSN Store Norte-americana. O preço ficou em impressionantes $12,99! Sério, eu previa algo em torno de 20 a 30 dólares, já que um jogo desse nível poderia ter custado muita grana pra fazer. E ver esse preço vai ajudar os jogadores mais pobres a conseguirem comprar e com isso as vendagens podem se elevar ainda mais. Afinal, quanto mais barato for um jogo, melhor!

Além disso, o post cita que 1 semana antes do lançamento teremos informações de itens na PSN, tanto pagos quanto gratuitos, desde vídeos, avatares e wallpapers. E o primeiro game (já analisado) ganhará um desconto. Então se você ainda pensa em comprar, recomendo esperar um pouco!



Agora vamos aos comentários sobre os posts anteriores. O primeiro deles (Extras) mostra alguns dos power-ups que estarão presentes. No primeiro jogo você podiaevoluir a sua nave durante a partida (podendo dar mais tiros em outras direções), conseguir e usar novas armas e também pode recuperar energia/conseguir uma nova “vida”. Os power-ups aparecem quando você derrota um inimigo que está brilhando de verde e por isso acabam direcionando o foco do jogador para abater um inimigo o mais rápido possível.

Neste Söldner-X, os power-ups estão abaixo:

Segundo o post, não teremos mais power-ups negativos, como os de deixar a nave “mais lenta”. Realmente, aquele power up é muito chato, que detona com a jogabilidade e deixa o jogo mais difícil. Só não sei se as bombas voadoras que andei vendo em algumas imagens são bombas com poder bélico suficiente para você perder uma “vida”, tal como eram algumas que apareciam com frequência em uma das fases.

Alguns power-ups são auto-explicativos, como os verdes (recarregam vida/acionam escudo), outros são novos  (como os Power-Ups Wave Bean e Chaser) e outros são oriundos do primeiro game. O amarelo, por exemplo, é a Secret Key, e no primeiro, quando o jogador coletava todas, o quinto mundo era habilitado e apenas passando por ele que o jogador assiste o verdadeiro final do jogo. Em Final Prototype ainda é difícil afirmar se vai ser necessário coletar todas as chaves ou se ao coletar X delas iremos ter algum destravamento de um mundo extra (por exemplo: 5 chaves = 1 mundo, 15 chaves, outro mundo).

Já os power-ups Multiplier são os multiplicadores. Ganhando +1, você terá sua pontuação dobrada para cada inimigo abatido. +2 cada inimigo vai te dar 2x mais pontos para o seu score, e quando você tiver muitos desses multiplicadores sua pontuação chegará num valor realmente alto. Para quem for tentar ficar nas primeiras colocações do ranking mundial (onde apenas os caras mais fodas do planeta conseguem esse feito) esses multiplicadores serão uma mão na roda!

Agora vamos falar das naves e do poder delas (algo que deveria ter feito antes por aqui), onde a base dos meus comentários é este post. São três naves, sendo duas habilitadas logo no começo e uma terceira, escondida, que será habilitada quando o jogador completar um desafio extra. Aposto que esta nave extra seja a do primeiro jogo, que pode ter sido remodelada e que possa ter todas as armas clássicas. Mas vamos falar das outras naves. Elas são Thor e Mexxus II. Veja imagens de cada uma (onde eu capturei uma screenshot do post oficial):

Cada nave terá apenas 3 ataques diferentes, o que difere do primeiro game, que dava pra ter até 4 ataques + foguetes. Tal como é no primeiro as armas estarão linkadas a uma barra que fica embaixo da barra de energia, só que em Söldner-X a barra não diminuirá progressivamente quando você for usando as armas. Agora o sistema ficou mais complexo:  as duas primeiras armas são sempre fixas, sendo que a terceira (secundária) será coletada durante o jogo. 3 das armas poderão ser usadas em qualquer nave, mas outras armas serão exclusivas para um determinado tipo de nave, totalizando 9 armas diferentes que poderão ser coletadas! Já a barra linkada medirá o poder bélico da arma, sendo que ela começará vazia e quando você coletar um power-up pequeno a barra irá aumentar e o poder bélico será maior (aumentando raio de ação, dano, etc). Se você coletar um power-up “grande” a barra atual ganhará um “impulso”, mas as outras perderão um pouco o poder bélico.

Além disso, cada arma secundária terá 3 slots, onde, ao preencher todos eles (coletando os power-ups com as mesmas armas extras que ficarão flutuando no cenário), é habilitado os limit actions, que já cheguei a comentar neste post e que poderão limpar a tela!

Pra terminar a enxurrada de informações, no post do jogo no PSBlog um jogador perguntou o motivo de não termos um multiplayer online. O produtor respondeu e tive de concordar com ele. O estilo do jogo demanda uma jogabilidade altamente precisa e uma conexão online, por mais eficiente que seja, pode falhar. Meio segundo de lag pode fazer com que a partida seja arruinada, já que nesta hora você pode estar com pouca energia e estará realizando um movimento para se desviar de um tiro. Como algumas vezes você desvia a poucos centímetros de distância, esse meio-segundo que faltou irá atrasar o movimento e então…tchau pro jogador! E tem mais: muitas vezes poderemos ter  centenas de tiros na tela e por isso mesmo fica inviável jogar online se houver alguma latência entre você e um servidor online deles.

Bom, o post ficou um pouco complexo, mas acredito que deu pra entender como que será o game. De qualquer jeito outras informações podem ser publicadas pelos produtores e tentarei publicar aqui com mais comentários. Söldner-X 2 é um dos jogos ainda não lançados que mais quero jogar na atualidade (junto com o Split/Second) e por isso mesmo estarei contando os dias até o dia 25 de maio. Espero ter grana pra poder comprar este quando sair!

Söldner-X 2 sairá apenas para o Playstation 3 e terá 1.5 GB de tamanho. Veja mais imagens abaixo.

[nggallery id=173]

[Infos via Blog Oficial e comentários do produtor do jogo no PSBlog]