Atualmente o único jogo da PSN que aguardo ansiosamente é o Söldner-X 2: Final Prototype. Continuação de Söldner-X, este é um shmup que surpreendeu bastante e com isso o jogo ganhou uma boa quantidade de fãs. A continuação sairá apenas pra Playstation 3 e ainda não tem data, mas na semana passada o site oficial e o blog entraram em atividade:

No site tem algumas informações interessantes, como detalhes dos primeiros mundos (de 7) e uma área ainda não atualizada com o ranking mundial. Mas a cereja do bolo é o blog, onde eles começaram a mandar as primeiras atualizações. No primeiro post, na seção de comentários, os desenvolvedores afirmaram que teremos um modo “2-player”. Isso acendeu um sonho que eu tenho e que queria até botar em prática quando estiver melhor em gamedev: fazer um shmup cooperativo. O Soldner-X 2 (não usarei as tremas quando citar o nome) poderá ter um modo de 2 jogadores (já que teremos 2 naves com características diferentes), mas existe mais a possibilidade de ser um co-op offline do que online (como no primeiro, um modo que nunca abri por não ter um joystick melhor e por não ter ninguém pra jogar). Se for online, sério mesmo, eu vou obrigar algum jogador-leitor daqui a comprar ou eu passo o meu pra ele pra me ajudar na jogatina! Será realmente foda um jogo desses com VOIP interno (se não tiver vai de Skype mesmo) e jogando co-op.



No segundo post eles explicaram o novo sistema de ranqueamento: primeiro que ao iniciar o jogo eles colocaram 2 níveis de dificuldade: Beginner e Normal. No primeiro tinha 5 níveis iniciais quando você iniciava o jogo e olhava no menu de opções (com mais alguns níveis de dificuldade secretos). Acredito que neste game os outros níveis sejam habilitados com o passar do tempo, quando você for zerar o story-mode (como acontece com o Uncharted, onde é habilitado a dificuldade Crushing/Esmagador depois que o jogo é completado uma vez).

Eles também divulgaram o led do novo sistema, que estará aprimorado:

Os rankings vão de G a S (em ordem decrescente de letra, onde temos rankings de A a G e o S que fica acima do A). No primeiro jogo ao terminar uma missão você recebia um ranking pelo seu desempenho. Segundo o PS3Trophies.org, a fase Industrial Menace (segundo mundo) tem um dos troféus mais difíceis do console, onde você tem de fazer ranking S. Para isso você teria de matar mais de 700 inimigos e vencer o chefão final em menos de 2 minutos e meio. Quem jogou sabe que fazer isso não é uma tarefa fácil: só os membros mais hardcores da FAS (Força Aérea SHMUP) conseguem, e eles tem de ser os Às da jogabilidade. Até mesmo no nível beginner o jogo apela com você: este é um dos jogos mais difíceis do PS3, como eu citei no review do primeiro jogo. Voltando ao segundo jogo, a classificação mantém, onde o G é o ranking mais baixo (jogador mais iniciante) e o S é o Ultimate, onde você é o maioral em Soldner-X 2. A maior novidade é que quanto maior for o ranking durante a fase, o multiplicador de pontos vai ficar elevado. Se eu for dar um exemplo, acho que se você manter o ranking S por muito tempo, esse xX (x3, x8…) vai ficar elevado e você vai ganhar multiplicadores. Aí a cada ponto adquirido (matando inimigos, destruindo elementos do cenário que são destrutíveis…) você ganha mais pontos. No primeiro jogo o único multiplicador de score era um x2 que você pegava em algumas missões, e isso por um período de tempo curto. Seja bom e veja seu score ficar alto (podendo passar de x40!), e talvez seja essa a explicação do score ter NOVE dígitos, podendo chegar a quase 1 bilhão de pontos no jogo!

Acho que deve ter um troféu “foda bagarai” onde você terá de chegar a X pontos numa partida. Pros iniciantes será difícil. Pros caçadores de troféus será insano. Pros experientes da FAS, relativamente fácil depois de alguns zeramentos. Meu recorde no primeiro é  de cerca de 2 milhões e 400 mil pontos, onde eu faturei um troféu e com certeza tentarei fazer os troféus deste. Completar todos será quase impossível (como no primeiro) mas pelo menos fazer metade deles é uma meta a ser atingida!

No post eles detalharam como chegar nos rankings mais altos:

Apart from the score multiplier, what will change in terms of game play? Here are some (but not all!) game play changes you can look out for:

  • The overall number and types of enemies on screen
  • Density of bullet patterns
  • Enemy shot frequencies
  • Overall number of other threats (such as rockets and mines)
  • Your ship’s collision damage
  • Berserker mode self-healing time
  • Differences in boss battles

If you are keen to boost your rank (and your score), here are some early tips what you have to keep in mind:

  • Avoid or minimize collision with any threats on screen (enemies, bullets, objects, et al.). It’s the most obvious one, isn’t it?
  • Don’t miss too many enemies. The more enemies pass by unharmed, the harder it becomes to increase your rank.
  • Try to beat larger enemies (such as sub bosses) within a short period of time to give yourself a rank boost.

Last but not least, here’s one more work in progress shot of what you can expect on S rank. The shot is a little bit older and doesn’t 100% reflect the current development status, but wasn’t released so far. Enjoy!

Adaptando alguns trechos para o PT-BR: o ranking é baseado nas suas ações na fase. Se tiver rolando uma carnificina infernal no ar e conseguir mostrar que é apto pra FAS (desviando dos tiros e dos inimigos e tomando pouco dano) seu ranking vai aumentar e com isso o seu score. Matando os chefes rapidamente, melhor pontuação. Acho que a tendência vai ficar mudando na fase, o que é bom para que possamos policiar e ver que, se essa tendência diminuir, será bom reiniciar o zeramento pra tentar de novo (caso tenhamos um troféu similar ao de fazer ranking S na Industrial Menace).

Soldner-X 2 ainda não tem data de lançamento mas acredito que deva sair nos próximos 2 a 3 meses. Se eu tiver grana será um game que comprarei no lançamento e estarei jogando no dia seguinte. O jogo é exclusivo pro Playstation 3 e sairá apenas na PSN.