Antes da E3 2012 surgiram rumores de que o Gaikai, serviço de streaming de jogos e concorrente do Onlive, poderia ser usado pela Sony para disponibilizar conteúdos do Playstation e do PS2. Os rumores foram posteriormente negados pelo presidente do Gaikai, David Perry. Já no último dia 27 de junho um site revelou que o serviço teria sido colocado à venda, pelo valor de 500 milhões de dólares. Então, hoje, a Sony anunciou a aquisição do serviço, por 380 milhões de dólares.

Citando o Eurogamer, Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment, disse o seguinte:



Ao combinar os recursos do Gaikai, incluindo a sua força tecnológica e talento em engenharia, com o conhecimento extenso da Sony e experiência, a SCE oferecerá aos utilizadores experiências de entertenimento em cloud nunca antes vistas.

A SCE vai disponibilizar um serviço de cloud-streaming que permite que os utilizadores desfrutem instantaneamente de conteúdos que vão desde a jogos core imersivos com gráficos ricos a conteúdos casuais em qualquer dispositivo com Internet.

Isso pode ser uma adição importante num futuro console da empresa. Talvez a Sony faça retro-compatibilidade do Playstation 4 com o 3 ou mesmo que celulares possam acessar games dos consoles atuais, como o Playstation 2, o PSX, o PSP e o Vita, com o 4G. E também espero que com os servidores da empresa espalhados pelo mundo traga melhorias para a velocidade de download de conteúdo da PSN. Algumas vezes ela fica bem ruim, e a Sony, claro, não mostra a velocidade de download dentro da XMB do PS3.

[Imagem via VentureBeat]