Skywind - Screenshot do mod no Skyrim - Index


A Bethesda divulgou uma nota no site oficial sobre a situação atual dos mods no PlayStation 4. Após meses de negociações e diversas tentativas, a Sony informou a empresa que não liberará o sistema de mods de Fallout 4 e do Skyrim: Special Edition, não da maneira como ele deveria funcionar: onde os jogadores poderiam fazer o que quisessem nos jogos.

No comunicado, a Bethesda informou que está desapontada com a decisão da Sony, por conta deles terem tido um tempo e esforço consideráveis nesse projeto, além do tempo que os fãs estão tendo de esperar para o suporte a mods ser liberado. A produtora considera que é uma iniciativa importante e que tem esperança de encontrar outras maneiras dos mods serem disponibilizados no PS4. “Entretanto, enquanto a Sony não permitir que a gente ofereça suporte apropriado a mods para Fallout 4 e Skyrim no PS4, este conteúdo não estará disponível”.

The Elder Scrolls V - Skyrim Special Edition - PC Screenshot 06



A Bethesda irá informar aos jogadores caso a  situação mude. Por hora, não existe previsão de que isso poderá acontecer.

Aparentemente, é mais uma decisão equivocada da Sony contra as produtoras, que parece manter o PS4 ainda mais fechado em seu mundinho de ter apenas recursos próprios, e de ter mais controle no console. A EA não conseguiu lançar o EA Access no PS4 (pela Sony não considerar isso interessante… pra eles), a Sony antigamente chegou a remover o suporte ao Linux no PS3 (o que gerou processos na justiça norte-americana, além de terem incentivado o destravamento do console, ocorrido posteriormente) e agora eles barram os mods no Fallout 4 e no Skyrim, sendo que seria apenas um recurso interno dos jogos. Para o RPG medieval da empresa, esse recurso seria muito interessante, por conta de terem grupos de MODS criando aventuras extensas no game, como o futuro Skywind e o Enderal, provendo dezenas a centenas horas extras de aventuras.

Skyrim: Special Edition sairá em 28 de outubro para PS4 e Xbox One. Quem já tiver o jogo com os DLCs no Steam receberá a edição especial gratuitamente.

Skywind - Screenshot do mod no Skyrim