Logo do jogo Splinter Cell. Chaos TheoryAlguns dias atrás postei o texto A questão dos detonados e dos enredos dos games, que, inicialmente, eram como introdução de um post com uma dica para o Splinter Cell – Chaos Theory, o único game que estou jogando atualmente (parei todos os outros para me dedicar a apenas um game. E devo terminar de jogar o mesmo até o final do mês), mas o post se desvirtuou e vou deixar esta dica (sobre um tal de Dvorak) para outro post.

Uma coisa que gostei muito em Chaos Theory é ele não ser tão linear nas missões, diferente do primeiro game. O jogo te dá algumas rotas e cabe ao jogador escolher uma delas e ir jogando, cumprindo os objetivos durante este caminho.

Os objetivos do game são divididos em 3: Primary, Secondary e Opportunity. O primeiro, como o nome diz, são os objetivos primários, ou objetivos essenciais para a missão. Só depois que você os cumpre (não importando a ordem do mesmo) é que é aberto o objetivo final, que sempre é Vá para o local X para extração e termine a missão 😛 .



O Secondary (objetivo secundário) e o Opportunity (objetivo oportuno, ou seja, você aproveita uma oportunidade) são objetivos secundários, e não é obrigatório o jogador completar os mesmos, mas se o jogador deixa eles de lado, quando ele terminar a missão (e aparece as estatísticas dela), a sua nota cai (Sucess Rating). A diferença entre eles é que nos objetivos do tipo Opportunity você tem que executar várias tarefas (muitas vezes parecida) para completar o mesmo. Por exemplo: sabotar x câmeras que estão no local. E só depois que você completa tudo, o objetivo Opportunity é completado. Normalmente, quando você completa o mesmo, um dos seus auxiliares avisa que você tem que sabotar mais câmeras.

O problema é que quando eu jogava, eu só me dava conta desses objetivos quando eu completava parte de um objetivo Opportunity na sorte, já que eu não acessava o menu de objetivos (que lista os mesmos), e quando acessava, eu não olhava as outras páginas e só lia os objetivos primários da missão. Além disso, o mapa 3D (que mostra as localizações dos objetivos) apenas lista os principais. É até interessante não listar os outros, já que isso aumenta a dificuldade do jogo, mas muitos objetivos secundários são praticamente impossíveis de se executar, já que o game não dá pistas sobre esses objetivos (ou o que você tem de fazer para completar os mesmos). Aí não tem jeito: é acessar a internet e procurar dicas do jogo, para completar a missão com todos os objetivos completos.