No dia que terminei o post sobre Final Fantasy VIII (game para o Playstation/PSOne), para a promoção do Half Life do site O Fim da Várzea, bateu a saudade do game e decidi testar o mesmo no Playstation 2, para saber se o jogo realmente funcionaria neste console.

No início, o jogo rodou perfeitamente! Assisti a excelente abertura do game, uma animação CG que mostra a luta entre Squall Leonheart (personagem principal) e Seifer, um colega de classe (a animação também mostra outras cenas do jogo). Depois comecei a jogar pra valer. O único problema foi que dava pra ver que no PS2 os gráficos são mais evidentes e não eram tão bons assim (em outras palavras, a resolução é maior e o serrilhado dos games é mostrado claramente). A minha televisão também não ajudava, já que ela é melhor do que a antiga que eu tinha (eu jogava no PSOne numa CCE de 1995, há cerca de 5 anos atrás 😛 E a resolução do Playstation era menor, o que escondia a deficiência gráfica). É claro que temos que levar em consideração que o game foi lançado em 1999! Comparar um jogo daquela época com um jogo atual é até covardia.

Fui jogando o game até chegar no primeiro Save Point (local específico onde você pode salvar o jogo para continuar depois) para testar se o game salvaria no Memory Card do Playstation 2. Descobri que o PS2 não salva games do PSOne no Memory card (Magic Gate). Tentei várias vezes, até trocando o card de slot, e não funcionava.



Como última alternativa, procurei na minha casa os antigos memory cards do Playstation que eu tinha. Achei dois deles, mas um já estava estragado. Já o outro funcionou perfeitamente! Consegui salvar o game.

Conclusão: o lance da retrocompatibilidade funciona mesmo (meio óbvio isso, sendo que a Sony mesmo falava que o PS2 rodaria jogos e acessórios do Playstation nele), mas constatei que não funcionava do jeito que eu achava (por exemplo, salvando os games do PSOne no Magic Gate). Pode ser que funcione em outros aparelhos, mas aqui não funcionou.

PS: eu não torço pro São Paulo 😛

PS²: A imagem do jogo é do site Gamespot.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game





Paganini Mixer