AMD TressFX Tomb Raider Lara Croft

A AMD anunciou esta semana uma nova tecnologia de renderização de cabelos realistas. Chamada de TressFX, a nova tecnologia promete ser uma nova fronteira no realismo dos games, com o novo Tomb Raider sendo o primeiro a usar a nova tecnologia nos PCs. Segundo o blog oficial, desde os primórdios do 3D os cabelos nunca foram mostrados realisticamente, sendo mostrados cabelos em “blocos” e com movimentos não tão realistas, pois simular cabelo está entre os desafios computacionais que exigem muito processamento, por conta das centenas de milhares de fios, renderizar e fazer cálculos de física para que tenha um movimento mais natural, fora movimentos de sombra, anti-aliasing e transparência, refazer diversos os cálculos diversas vezes por segundo, para acompanhar o movimento do personagem. A maioria dos games ou mostrava personagens com cabelos curtos ou mostrava capacetes que não davam pra remover, e eles viram no novo game da Lara Croft a primeira oportunidade para usar a nova tecnologia.

TressFX Lara Croft



A TressFX usa a linguagem de programação DirectCompute, desbloqueando as capacidades de processamento da próxima arquitetura gráfica (Graphics Core Next), permitindo uma qualidade de imagem antes restrita a imagens pré-renderizadas. O método usa estruturas de dados Per-Pixel Linked-List para gerenciar a complexidade de renderização e uso de memória. A DirectCompute é adicionalmente utilizada para realizar simulações em tempo real da TressFX Hair, tratando cada fio de cabelo como uma cadeia com dezenas de ligações, permitindo simular a força da gravidade, vento e o movimento da cabeça para mover e enrolar o cabelo da Lara em uma forma realista. Além disso,a detecção e a colisão é realizada para garantir que os fios não passem “um por cima do outro” e que não ultrapassem superfícies sólidas, como a cabeça, o corpo e a roupas da Lara Croft (por exemplo). Depois, o estilo de cabelo também voltam gradualmente para a posição original caso tenha ocorrido alguma força externa que fez o cabelo se mexer (como o vento).

TressFX Lara Croft Tomb Raider

A AMD comentou ainda que algumas placas selecionadas da série 7000 são particularmente equipadas para executar este tipo de tarefas, com a sua combinação de memória compartilhada rápida on-chip e processamento massivo na ordem das trilhões de operações por segundo. Na galeria abaixo (que peguei do All Games Beta) tem diversas imagens, e o efeito impressiona. Pelo game ser da Square-Enix, imagino os personagens da série Final Fantasy com cabelos ainda mais realistas e impressionantes no futuro, ainda mais com a Luminous Engine. Espero que os próximos consoles também tenha esta tecnologia ou algo similar, e novamente a guerra das placas de vídeo ganha uma nova frente de batalha.

TressFX Lara Croft Tomb Raider

TressFX Lara Croft Tomb Raider

TressFX Lara Croft Tomb Raider

[nggallery id=569]