Trine 2 e o bug dos botões trocados em PS3 asiáticos/japoneses

Trine 2 foi lançado alguns dias atrás na PSN Store, Live Arcade, PC e Mac. Visualmente, o game é impressionante, sendo um dos mais bonitos que já vi. Puzzles ocasionais onde você tem de usar elementos do cenário, como alguns onde você tem de jorrar água para as plantas crescerem! Jogabilidade 2D descomplicada num game de plataforma, no melhor estilo Rayman Origins, Mario e similares. Uma história simples…e um bug inacreditável. Sim, meus amigos, se você tem um PS3 asiático ou japonês (com o botão de Círculo como confirmação de opções na XMB), recomendo não comprar o jogo no momento. A janela de Skills, onde você pode distribuir os pontos e ganhar mais habilidades, não funciona, sendo possível apenas visualizar a árvore de talentos e voltar. Inicialmente achava que era alguma coisa que eu não estava fazendo direito, mas não, a Frozenbyte não previu que em certas regiões do PS3 os botões são trocados. No caso, o Círculo deveria setar o botão de Skill na habilidade escolhida.

A desenvolvedora está ciente do problema, mas o conserto desse bug pode demorar muito tempo no PS3. Para quem se sentiu prejudicado eles estão oferecendo reembolso em Paypal ou outra versão (PC/Mac). No meu caso, por não ter outro equipamento capaz de rodar o game, acabei saindo no prejuízo.Tenho 3 opções: pedir o reembolso,  continuar o game sem evoluir nada ou esperar esse bug ser resolvido num patch. A terceira opção vai acabar prevalecendo, por ter muitos outros games pra jogar “na fila”. Ou sofrer para chegar até o final do game sem evoluir nada, o que vai contra a lógica de um game desse tipo, tentando avançar o máximo possível.

Quanto ao reembolso, não acho muito certo da minha parte por já estar jogando e por já ter baixado o game completo no console, fora a burocracia que iria gerar pra pedir.

Por fim, alguns podem achar que eu estou de mimimi e quis chorar as pitangas por aqui. Na verdade serve mais de aviso inicial pra quem pensa em comprar o game. O Trine 2 funciona normalmente para quem tem consoles norte-americanos e europeus. PS3 brasileiros também podem funcionar normalmente, caso esses consoles usem o “X” como botão de confirmação. Por ser algo impossível de arrumar manualmente na XMB, o jeito será esperar por um patch ou desistir de jogar.

Rodrigo Flausino

Analista de sistemas e jornalista, já trabalhou para o DomínioMMO, portal de notícias de games online para o UOL Jogos e atualmente trabalha como jornalista e redator na XLG UOL, site de notícias de esports do UOL.