Watch_Dogs - PC Screenshot Index


Watch_Dogs - PC Screenshot 01

Tem sido um período pós-E3 um pouco conturbado para a Ubisoft. Apesar da boa conferência realizada, houveram duas polêmicas que fomentaram as rodinhas de discussões regadas a Coca-Cola e Doritos. A primeira relacionada aos poucos protagonistas e personagens importantes femininas em seus jogos e agora, a treta está relacionada aos gráficos de Watch_Dogs.

Mas você me pergunta: “Calma ae, mas Watch_Dogs já não foi lançado há um certo tempo e já não era hora de todos terem entendido que os downgrade aconteceu e ponto? A vida segue!”, ao passo que respondo: “Realmente pequeno gafanhoto, todos achamos que aqueles gráficos ficariam apenas em nossos sonhos, mesmo para o pessoal que joga no PC, PORÉM, alguns jogadores fuçaram os arquivos do jogo e descobriram que os gráficos da E3 de 2012 estão vivos.”



Pois bem, foi isso que aconteceu. Tudo começou no fórum GURU 3Dquando um usuário chamado The Worse divulgou a notícia de que ele teria encontrado arquivos (com o nome “E3 2012”) na versão de PC de Watch_Dogs que melhoram exponencialmente o visual do game. Curioso é o fato dos arquivos já estarem presentes na versão do jogo, cuja opção de upgrade da imagem se encontra desabilitada. O que The Worse fez foi habilitar os arquivos, criando um MOD posteriormente usando as opções liberadas.

Logo a notícia tomou forma, se espalhando pelos mais diversos fóruns da internet, incluindo o NeoGAFMuitos jogadores começaram a comentar e a suspeita geral era de que a Ubisoft desativou propositalmente a qualidade gráfica da versão de PC para que não houvesse um abismo tão grande entre esta versão e a versão disponibilizada para consoles. Abaixo vocês podem ver alguns vídeos comparando a versão de PC antes e depois da habilitação dos arquivos:

E nesta semana, finalmente a dona Ubi abandonou o silêncio e se pronunciou em seu site:

“The dev team is completely dedicated to getting the most out of each platform, so the notion that we would actively downgrade quality is contrary to everything we’ve set out to achieve. We test and optimize our games for each platform on which they’re released, striving for the best possible quality. The PC version does indeed contain some old, unused render settings that were deactivated for a variety of reasons, including possible impacts on visual fidelity, stability, performance and overall gameplay quality. Modders are usually creative and passionate players, and while we appreciate their enthusiasm, the mod in question (which uses those old settings) subjectively enhances the game’s visual fidelity in certain situations but also can have various negative impacts. Those could range from performance issues, to difficulty in reading the environment in order to appreciate the gameplay, to potentially making the game less enjoyable or even unstable.

Thanks for playing Watch_Dogs and stay safe on the mean streets of Chicago.

-The Watch_Dogs Team”

O time de desenvolvimento está completamente dedicado a conseguir tirar o melhor de cada plataforma, então a noção de que nós propositalmente pioramos a qualidade é contrária a todo que conseguimos alcançar. Nós testamos e otimizamos nossos jogos para cada plataforma que foram lançados, procurando pela melhor possibilidade de qualidade. A versão de PC contém sim algumas velhas e não usadas configurações de renderização que foram desativadas por uma série de razões, incluindo possível impacto no fidelidade visual, estabilidade, desempenho e qualidade do gameplay no geral.

Modders normalmente são jogadores apaixonados e criativos, e enquanto nós apreciamos o entusiasmo deles, o mod em questão (que usa essas velhas configurações) consideravelmente melhora a fidelidade visual do jogo em certas situações, mas também podem ter vários impactos negativos.

Eles podem ir de problemas no desempenho até na dificuldade em ler o ambiente em ordem de aproveitar o gameplay, até potencialmente fazer o jogo menos divertido ou mesmo instável.

Obrigado por jogar Watch_Dogs e se cuidem nas cruéis ruas de Chicago.

– Time de Watch_Dogs.

Historicamente, o usual é pelo menos a versão de PC chegar próximo ao apresentado em grandes feiras como a E3 (não sou PC gamer, então não posso falar com tanta propriedade). Claro que sempre há uma diferença entre o apresentado nessas grandes feiras e o produto final, esse não é o problema em si. O problema é que o caso de Watch_Dogs acende um alerta laranja, já que o downgrade apresentado no produto final é gritante demais tanto na versão de consoles quanto na de PC e a possibilidade da redução de qualidade da versão de PC apenas para “equiparar” com a versão de consoles pra “não ficar feio pra ninguém” demonstraria – caso comprovada a má fé – a desonestidade e fome por vendas que cerca esse capitalismo selvagem dos joguinhos eletrônicos.

Bom… pessoalmente, não me convenceu. É o tipo de resposta em que a empresa não quer admitir o erro cometido e aponta como causa algum fator bem “geralzão” do tipo “Fizemos isso para evitar uma série de problemas no game”. Qual impacto na fidelidade visual? Quais impactos na estabilidade, no desempenho e no gameplay? Pelo contrário, segundo relatos de jogadores que estão usando o jogo com o MOD, os arquivos liberados, além de melhorarem a parte visual, melhoram também o desempenho do game. Não sei se haverá outros capítulos dessa novela, mas é preocupante o uso de downgrade da forma que ocorreu, principalmente porque agora surge até mesmo preocupação com relação a outros jogos extremamente promissores como Assassin’s Creed Unity e The Division.

Watch_Dogs - PC Screenshot 02 - Mod E3 2012

Watch_Dogs - PC Screenshot 03 - Mod E3 2012 - Night

Watch_Dogs - PC Screenshot 04 - Mod E3 2012 - Moto Night







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game