Unreal EngineDepois do Unity, agora é a vez da Unreal ganhar uma versão gratuita. A ferramenta, chamada Unreal Development Kit (UDK) é a versão completa da Unreal Engine 3, porém só pode ser usada em projetos não-comerciais ou educacionais (ao contrário do Unity, que vem em uma versão mais limitada mas que permite uso comercial).

Para uso comercial, há dois tipos diferentes de licenciamento: projetos internos devem pagar $2,500 por cópia do UDK usada no desenvolvimento; e para produtos que são comercializados externamente há um pagamento de $99 pela licença mais 25% do lucro obtido com o produto (há uma isenção desta taxa sobre os primeiros $5,000 de lucro do produto). Pensando bem, apesar da alta taxa de royalties, ainda é uma boa pedida visto que não será preciso investir centenas de milhares de dólares na ferramenta.

Eu fico bastante feliz com a abertura destas ferramentas, pois fica cada vez mais fácil não só desenvolver um jogo indie mas também aprender as ferramentas que realmente são utilizadas nas grandes desenvolvedoras de jogos. Como disse o Bruno no Twitter, nessa briga das grandes engine a gente é que sai ganhando. 



Inicialmente, esta versão gratuita suporta o desenvolvimento para PCs, mas parece que a Epic está considerando a possibilidade de abrir para consoles também.

O download do UDK (563 MB) está diponível em vários mirrors nesta página. Há ainda a documentação que parece ser boa e exemplos de jogos completos, para quem quiser estudar.

Via: Develop e Campo Minado (vídeo).







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game