Design do devkit do PlayStation 5 - Não é oficial


A Sony fez ontem uma estreia de vídeo no Youtube, onde o arquiteto dos consoles do PlayStation Mark Cerny detalhou, com muitas informações técnicas, as especificações do PS5. O vídeo teve muitos detalhes voltados para os desenvolvedores, desde o funcionamento do SSD, largura de banda e os “teraflops” de velocidade da GPU.

Tudo indica que boa parte dos componentes serão proprietários, e o console terá processador da AMD, com 8x Zen 2 Cores a 3.5 GHz (frequência variável). A memória será de 16 GB GDDR6 (a mais avançada atualmente no mercado) e o SSD de 825 GB. Como acontece com o Xbox Series X, terá suporte para uma “memória expansível”, com uma porta NVMe SSD, além de um leitor de blu-ray 4K.

Veja abaixo a tabela completa das especificações, divulgada pelo Digital Foundry. Eles compararam com o PS4.



PlayStation 5PlayStation 4
CPU8x Zen 2 Cores a 3.5GHz (frequência variável)8x Jaguar Cores a 1.6GHz
GPU10.28 TFLOPs, 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)1.84 TFLOPs, 18 CUs a 800MHz
GPURDNA 2 personalizadaGCN personalizada
Memória/Interface16GB GDDR6/256-bit8GB GDDR5/256-bit
Largura de Banda448GB/s176GB/s
Armazenamento interoSSD de 825GB personalizado500GB HDD
Velocidades5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Comprimido)Aproximadamente 50-100MB/s (dependente da localização dos dados no HDD)
Memória expansívelPorta NVMe SSDHDD interno que podes substituir
Armazenamento externoSuporte USB HDDSuporte USB HDD
Drive Óptica4K UHD Blu-rayBlu-ray

Agora uma informação importante divulgada na transmissão é que a retrocompatibilidade não será completa, e terá apenas a retrocompatibilidade com o PS4, com títulos selecionados por eles e funcionando em “modo legacy” (sem melhorias gráficas e técnicas).

A retrocompatibilidade do PS5 com os jogos de PS4

Pra quem estava na esperança de que poderíamos jogar games dos consoles anteriores (principalmente do PS3, alguns de PS2 e os PSOne Classics) teremos de comprar o PS3 mesmo ou os consoles anteriores.

Espero que a Sony possa considerar melhor a questão da retrocompatibilidade, mas por hora teremos de esperar por novidades. A apresentação foi bem técnica e muitos jogadores ficaram desapontados, já que muitos esperavam jogos, ou mesmo o design oficial. Nesse ponto o Xbox Series X saiu na frente da Sony.

O PlayStation 5 tem previsão de lançamento para o final do ano.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game