Final Fantasy XV

Parece que a Square-Enix não irá mais fazer as coisas às portas fechadas como ela fazia antigamente, o que é bom para os jogadores ficarem por dentro das novidades e verem também os vídeos de gameplay de alguns dos jogos mais esperados da produtora. Durante o dia ocorreu uma conferência da Square-Enix na E3 2013, com detalhes de seus jogos, e eles exibiram vídeos de gameplay de Final Fantasy XV, próximo game da série que será lançado no Playstation 4 e Xbox One, e que antigamente era conhecido como Final Fantasy Versus XIII. O vídeo mostra o que todo mundo queria ver: cenas de gameplay das lutas, mostrando a interface gráfica na tela, e o game impressiona:



Agora, a habilidade de Warp é relativamente estranha de se ver e o gameplay, apesar de ser relativamente rápido, não é tão rápido como a gente imaginou nos vídeos anteriores (acho que essa “lentidão” acaba sendo mais proposital, impedindo o jogador de ter prováveis tonturas). Tudo o que foi citado anteriormente foi mostrado no vídeo: gameplay “na vertical”, lutas normais no chão, movimentação em tempo real, golpes em conjunto com outros 2 personagens do grupo (não se sabe se outros entrarão também, sendo que eles revelaram diversos personagens diferentes no vídeo mostrado na conferência da Sony), um pequeno trecho do Noctis nadando num lago/oceano (e mostrando um Leviathan) e até mesmo uma parte de “stealth” no final do vídeo. Outro detalhe interessante é o personagem pegar as armas dos inimigos para fazer finalizações.

Outras informações vieram do RPG Site, que esteve na conferência. Segundo eles, o jogo está sendo feito em DirectX 11, para ajudar a portar para diferentes consoles sem perda de qualidade, e o jogo migrou para a próxima geração no ano passado, para ter a escala e a qualidade que Nomura quer. E que, apesar do jogo ser orientado a ação, ainda tem o “coração” da série Final Fantasy, por ter elementos como “grupos de personagens” e elementos de RPG, como o uso de comandos (e acredito que teremos sistemas de evolução dos personagens).

Final Fantasy XV não tem data de lançamento, mas espero que saia ano que vem ou no máximo no primeiro semestre de 2015 (sendo bem otimista). Caso queira saber mais sobre o jogo, confira a nossa coletânea de posts, que tem também todos os posts que fizemos do Versus XIII nos últimos anos aqui no Select Game.