Hoje presenciei a atualização de sistema mais difícil da minha carreira bloguística! E pra variar é a atualização do WordPress, que teve hoje um dia histórico, com uma atualização enorme e que prometia ter uma pancada de recursos novos. Uma delas já estou usando agora, que é eu digitar este texto direto na página inicial da dashboard do sistema. Pra quem não conhece a plataforma, a dashboard é a página inicial da parte de administração do blog. É na administração do blog que as coisas acontecem! Antigamente eu editava textos de blog direto num editor simples, sem recursos de negrito, itálico, etc etc etc e aí eu colocava os códigos direto, na unha!

E foi na unha que decidi atualizar a ferramenta. Como hoje eu tento não descuidar da segurança dos meus sites, decidi atualizar logo a ferramenta, aproveitando parte do meu tempo livre disponível. Eram 6 e 40 da manhã de hoje e pensei: vai dar tempo, já que só iria sair pra trabalhar às 7 e meia.



Aí começaram os meus problemas…

Bom, como disse acima, decidi atualizar na unha. Então apaguei 95% de todo o blog (exceto as pastas wp-content, downloads os arquivos wo-config e .htaccess) e re-upei todos os arquivos novamente. Como é uma atualização enorme, não optei por upar os arquivos substituindo os anteriores, já que poderia dar conflitos de pastas e outros problemas. Aí vi a imensidão da ferramenta: 568 arquivos (posso ter contado errado…), 6 MB de instalação e pelo menos uns 20 minutos upando os arquivos usando o Filezilla. Até aí nada demais, mas uma hora o software FTP acusava um “não conseguia conectar ao servidor”. E faltava apenas 360kb de arquivos para enviar…

Putzgrilo….

Eu tinha de setar essa atualização na parte da manhã, já que desconfio que o meu blog foi bloqueado no serviço e com isso eu fico impossibilitado de acessar o mesmo durante o dia. Aí eu não poderia recomeçar a instalação de lá (nem no meu horário de almoço…). Então ficaria complicado: um dia fora do ar é um dia a menos de faturamento, além de que eu poderia ganhar novos leitores e novos comentários durante o dia. É um prejuízo tremendo para mim e para vocês, que também acessam pela página index atrás de novidades.

Então o site teimava em não entrar no ar e aí fiz algo insano: desconectei e reconectei o meu modem ADSL, já que também desconfio que o provedor pode estar fazendo bloqueio de IP. No começo do mês acabei deixando atrasar a fatura e com isso fico com medo de que coisas estranhas podem acontecer. Como isso coincide com o bloqueio do meu site no serviço durante o dia, poderia ser o provedor que bloqueia o meu acesso para não acessar o blog (e não um bloqueio do trampo). É algo que beira a insanidade, mas tem algum fundamento…até ver que o site volta ao ar e consigo terminar a instalação O.o

Moral da história: atualize o WordPress numa hora que você tem tempo disponível e que não vai fazer nada depois por pelo menos umas 2 horas. Se o seu blog é uma fonte de renda, melhor perder um pouco de tempo e checar tudo. Se o site sai do ar por algum problema você pode resolver na hora. Hoje eu quase perdi o ônibus pro serviço por causa disso. Estava com pressa e poderia ter feito um serviço porcaria por causa da pressa.

Outra coisa: se você não quer se descuidar da segurança do teu site, atualize logo o WordPress. Não deixe pra depois, já que existem muitos crackers por aí que acessam os sites, descobrem a versão que você usa e tentam invadir o mesmo usando falhas de segurança daquela versão. Pode parecer paranóia, mas é melhor você ter a versão mais atual e sem falhas graves conhecidas do que você perder o teu blog por causa de descuido de segurança.

Mesmo com o blog atualizado, existe a segunda dor de cabeça, que são os plugins adicionais. Alguns simplesmente não são mais tão úteis, como o Admin DropDown Menus e alguns simplesmente não funcionam. Muito desenvolvedor de plugins às vezes demora pra atualizar um plugin pra nova versão e acaba deixando todo mundo na mão. É, a vida é dura. Não posso culpá-los, já que eu também sou um pouco enrolado nas coisas que faço aqui no blog, mas se o cara está atento com a comunidade e com as novidades das próximas versões, ele pode deixar o plugin estável com a versão mais atual do WordPress.

Tá, e quais são as novidades a versão, afinal de contas. Sinceramente, não sei, já que eu não fico muito por dentro das novidades. Pelo que andei vendo inicialmente, a parte administrativa está com um novo layout e na página de edição de posts eles corrigiram algumas coisas, como voltar as categorias para a parte lateral da tela (é mais rápido para escolher) além de poder alterar a posição das mesmas. Veja:

Como uso resolução de 1280×1024 em casa, a disposição ficou boa. Mas quando abri no meu serviço (durante uma folga) a página de edição do GamedevBR para editar, a mesma ficou muito ruim( lá uso 800×600, infelizmente). O meio ficou bem espremido e parte das janelas à direita ficaram por cima de alguns botões da página de edição, o que pode me prejudicar no futuro.

Além disso, tem muitas outras novidades, como uma melhora da parte de administração de imagens (que ainda não vi), um editor interno de comentários usando o IntenseDebate e de aparecer na página inicial da administração os posts em draft, o que pode facilitar (e incentivar) para terminar logo os posts inacabados que começo e que nunca termino. Outras coisas vou acabar vendo com o tempo.

Por fim, se você usa o WordPress, atualize. Vale muito a pena ter a parte de administração melhorada com várias novidades além de deixar o blog mais seguro.







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game