Esta é uma questão interessante que decidi levantar aqui antes de iniciar o download mais monstruoso de toda a minha vida. Um installer de 27 MB esconde, segundo alguns colegas do Twitter, mais de 14 GB de dados que serão baixados depois. Dados do que todo mundo considera o melhor game online ainda em atividade. World of Warcraft, o famigerado. Um game da Blizzard, a produtora com poucos jogos, mas que não tem nenhum fail. Um rigorosíssimo controle de qualidade antes de cada lançamento. E um MMO com mais de 10 milhões de jogadores.

Escolher o World of Warcraft é praticamente escolher um estilo de jogatina. Hoje a gente acaba indo pra alguma plataforma específica. A maioria dos leitores daqui é PS3 na veia. Temos também muitos donos de X360 que gostam dos nossos textos multiplataforma. Alguns tem Wii e outros tem portáteis. E é unânime que todo mundo tem um computador em casa, mesmo que seja apenas pra jogar ou mesmo para ler textos em blogs e/ou usar o PC para fins normais de trabalho. Escolher o World of Warcraft é virar também um PC gamer, já que, como todo mundo diz, o jogo pode viciar de uma maneira extremamente épica, e esquecer o seu console predileto na prateleira por algum tempo.



Por isso a dúvida do título do post. Será que valerá a pena a experiência? Alguns fatores que me fazem não jogar MMORPGs são:

  • Tempo: depois que eu voltar a trabalhar terei pouquíssimas horas por noite. Algo como 3 a 4 horas, somente. Aí não vou conseguir aproveitar direito. Já tenho um PS3 e com muitos jogos inacabados.
  • Dinheiro: muitos jogos tem mensalidade, o que dificulta bastante para quem for jogar continuamente. Hoje ainda é melhor comprar um game e poder jogar a qualquer momento, sem precisar pagar todo mês uma taxa de uso. E poder jogar aos poucos, mesmo que seja um multiplayer viciante, como um Killzone 2.
  • Muito tempo pra ficar bom: o tal do farming, ou ficar evoluindo continuamente. No começo é até legal ver a evolução do seu personagem, mas depois de algum tempo começa a cansar.

Mas se você não é de jogar MMOs, porquê ir pro World of Warcraft? Simples: conhecer o jogo. Abrir a mente. Saber se o jogo é mesmo tudo que dizem. Começar pelo melhor game do gênero, segundo muita gente. E um game que tem muitos jogadores brasileiros, além de poder contar, quem sabe, com pessoas como a Lorie, do WoWGirl, o Ricardo e o Tiago Frossard, que me convenceu a baixar o trial e que jogou algum tempo. Fica a dúvida: aproveito os 3 últimos dias de férias pra testar o jogo de maneira constante? Ou ou espero minhas próximas férias? Ou desisto de vez? Já tenho muita coisa pra fazer, e jogar o WoW é mais uma que posso não aproveitar direito. Só lembrando que terei apenas 10 dias de testes, pra aproveitar o trial gratuito que a Blizzard tem no site oficial.