Enquanto que alguns elementos de World of Warcraft: Legion são elogiados, alguns sistemas estão sendo bem criticados pela comunidade, como os equipamentos lendários (e suas taxas de drop) e o grind de poder de artefato. Com a nova expansão a Blizzard implementou as masmorras míticas+, similar às Fendas Nefalém, mas outro elemento de Diablo III foi adaptado no jogo: o sistema de Paragon.

Ao completar todos os níveis de habilidades de arma, é aberto um sistema de Paragon com a habilidade extra (também chamado de Bonus Trait), desbloqueada após o jogador liberar todos os nós, e com acréscimo de % de dano/cura/armadura a cada nível.  Por exemplo, um DPS consegue 5 a mais de dano no primeiro nível, no segundo o dano extra é de 5.5%, depois 6% e por aí vai. No WoWHead tem uma tabela com todas as porcentagens, que reproduzo abaixo:

Nível Nível de Bônus Custo em PA Custo Cumulativo em PA Custo Total de PA Bônus de DPS Bônus de Healer
Bônus de Tank
35 1 1,635,200 1,635,200 6,851,330 +5% Dano +5% Cura +10% Armadura
36 2 1,915,000 3,550,200 8,766,330 +5.5% Dano +5.5% Cura +11% Armadura
37 3 2,010,000 5,560,200 10,776,330 +6% Dano +6% Cura +12% Armadura
38 4 2,110,000 7,670,200 12,886,330 +6.5% Dano +6.5% Cura +13% Armadura
39 5 2,215,000 9,885,200 15,101,330 +7% Dano +7% Cura +14% Armadura
40 6 2,325,000 12,210,200 17,426,330 +7.5% Dano +7.5% Cura +15% Armadura
41 7 2,440,000 14,650,200 19,866,330 +8% Dano +8% Cura +16% Armadura
42 8 2,560,000 17,210,200 22,426,330 +8.5% Dano +8.5% Cura +17% Armadura
43 9 2,690,000 19,900,200 25,116,330 +9% Dano +9% Cura +18% Armadura
44 10 2,825,000 22,725,200 27,941,330 +9.5% Dano +9.5% Cura +19% Armadura
45 11 2,965,000 25,690,200 30,906,330 +10% Dano +10% Cura +20% Armadura
46 12 3,115,000 28,805,200 34,021,330 +10.5% Dano +10.5% Cura +21% Armadura
47 13 3,270,000 32,075,200 37,291,330 +11% Dano +11% Cura +22% Armadura
48 14 3,435,000 35,510,200 40,736,330 +11.5% Dano +11.5% Cura +23% Armadura
49 15 3,605,000 39,115,200 44,331,330 +12% Dano +12% Cura +24% Armadura
50 16 3,785,000 42,900,200 48,116,330 +12.5% Dano +12.5% Cura +25% Armadura
51 17 3,975,000 46,875,200 52,091,330 +13% Dano +13% Cura +26% Armadura
52 18 4,175,000 51,050,200 56,266,330 +13.5% Dano +13.5% Cura +27% Armadura
53 19 4,385,000 55,435,200 60,651,330 +14% Dano +14% Cura +28% Armadura
54 20 4,605,000 60,040,200 65,256,330 +15% Dano +15% Cura +29% Armadura

O sistema foi feito para que os jogadores possam ir melhorando a arma durante toda a expansão, mas de vez em quando a gente encontra alguns jogadores mais insanos e que tenham completado uma das armas, chegando a fazer mais de 3500 masmorras míticas+. Uma quantidade insana, e provavelmente ele estava com nível elevado de Conhecimento de Artefato, que multiplica a porcentagem de Poder de Artefato que o jogador ganha nas diversas atividades do MMO.



World of Warcraft Legion - Suramar 02

O problema, claro, recai justamente no grind extremo de conteúdo, algo que, apesar do MMO tentar evitar, ainda continua enraizado em seu cerne. Pelo que você pode ver na tabela, a quantidade de poder de artefato necessária é enorme.

Nos últimos dias eu ficava, mentalmente, fazendo cálculos das missões mundiais disponíveis em um determinado momento, mais a quantidade de poder de artefato necessária para botar mais um nó de Paragon na arma de BM da minha hunter. Teve vezes que eu precisaria fazer em torno de 10 a 15 missões mundiais que estavam disponíveis nos mapas, levando em torno de 2 horas para completar tudo, ou talvez menos tempo com otimizações de deslocamento e disciplina na tarefa. Também chegou a ter no mapa uma missão de Suramar que dava 75 mil pontos de Poder de Artefato, mas tive uma certa dificuldade por conta de ter de matar inimigos elite em uma praça na cidade. Como matar 1 deles já é desafiador por conta de outros inimigos próximos serem atraídos, tentei entrar num grupo no mural com jogadores de outros países/servers, e a situação chegou a tal ponto que os caras chegaram a acionar o Hero (!!!!) nos trash mobs de lá. Cômico e trágico!

(E olha que as missões mundiais desaparecem e são trocadas a todo o tempo, gerando um sentimento de urgência dependendo da missão)

WoW Legion - Missão de PA em Suramar

Então desencanei um pouco disso, mas sempre me vem a mente um comentário recente do Sco, da guilda europeia Method, e considerado por muitos um dos melhores jogadores do mundo. Em uma sessão recente de perguntas e respostas no Reddit com ele e outros membros da guilda (como o Rogerbrown), um jogador perguntou a eles sobre o farming de poder de artefato, e se o retorno do tempo investido seria melhor investido em outro lugar. Sco respondeu o seguinte:

Infelizmente, o farming de míticas+ é a única coisa a se fazer, por conta do AP, equipamentos de ponta e a chance de vir um equipamento lendário. Todos os raiders de progressão estão tentando ao máximo completar todos os níveis extras de artefato. Se você não o fizer, você terá uma desvantagem competitiva antes de por o pé na raide. Isso significa que infelizmente temos de farmar centenas de masmorras míticas+

E olha que no caso de alguns jogadores, eles ficam por conta de jogar o WoW o dia todo, eles tem de fazer inclusive com diversos alts. Pois nas primeiras semanas após uma raide ser disponibilizada no mítico, diversas guildas hardcore ficam boa parte do dia raidando, com centenas de tentativas até eles acertarem as mecânicas e fazerem o confronto com perfeição. E 1% a mais de dano é a diferença entre uma vitória e um wipe.

WoW Legion - Poder de Artefato bônus com arma de Caçador de Domínio das Feras

Outra questão a se considerar é que estamos ainda no início da expansão. Por mais que 4 meses sejam um tempo considerável e tenha muitos jogadores bem equipados, os jogadores estão farmando muito poder de artefato e tentando conseguir equipamentos lendários, e chegará uma hora onde a maioria não fará isso mais. Caso o jogador já consiga os melhores lendários de sua classe e tenha maximizado as armas artefato de suas specs principais, ele irá parar de farmar pra fazer outras atividades ingame. Assim a quantidade de jogadores que queiram fazer masmorras míticas+ irá diminuir bastante (dificultando pros casuais pra montar grupos com jogadores de outros servers), tendo apenas jogadores que estejam começado as suas progressões recentemente ou com alts.

Aquele negócio: a Blizzard sempre estará inserindo novas maneiras de impedir que isso aconteça. Inserção de novos lendários com outras funcionalidades, atualizar os equipamentos das masmorras para terem equipamentos com ilevels maiores, ter o quarto ranking de relíquias de artefato e talvez até aumentar o cap atual de Paragon da arma. Só que isso só deve acontecer no patch 7.2 em diante, com as novas adições em meados de março até o início do segundo semestre de 2017. Nesse meio tempo teremos mais 2 raides programadas: Baluarte da Noite e Tumba de Sargeras, que deverão ocupar os jogadores por todo o primeiro semestre deste ano. Pelos meus cálculos, jogando casualmente o jogador pode conseguir pelo menos 1 nó extra por semana se ele farmar pouco, mas isso se ele for de jogar com apenas 1 personagem e spec. Para os que usam diversas especializações em raides, o grind de poder de artefato é ainda mais insano, mesmo com conhecimento de artefato elevado. Pois ele terá de maximizar todas as armas que ele tem, e para os que não tem muita paciência, boa parte pode até parar de jogar por algum tempo.

World of Warcraft Legion - Suramar

World of Warcraft Legion - Portal para masmorra







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