World of Warcaft - Portal da Legião


Tem algumas decisões dos desenvolvedores do World of Warcraft: Legion que fogem completamente do bom-senso.

Nos últimos meses uma das novidades mais esperadas do MMO da Blizzard eram as invasões da Legião Ardente. Um recurso usado no pré-patch antes do lançamento da expansão e que retornou nos mapas das Ilhas Partidas, com invasões dos seguidores de Sargeras, cabendo aos jogadores darem cabo das invasões e ganhando algumas recompensas. Na teoria, tudo lindo, maravilhoso e bacana. Na prática, um tiro no pé dos jogadores, já que as invasões tem tempo fixo e que desafiam o bom-senso e ferram com os jogadores do mundo por conta do fuso horário.

World of Warcraft - Ataques da Legião 01



A primeira invasão ocorreu na terça-feira em Azsuna, começando no finalzinho da tarde em horário de Brasília. Até aí tudo bem, a maioria dos jogadores brasileiros já estavam em casa depois do trampo/expediente comercial, mas a gente não pensou nas tretas dos outros países. A invasão acabou e, 12 horas depois tivemos a segunda em Val’sharah, começando às 12h00. Sim, meio dia, horário comercial, e nem todo mundo conseguiria aproveitar e fazer. A terceira invasão foi em Trommheim, começando as 06 da manhã desta quinta e indo até o meio dia, e a mais recente foi nesta madrugada, começando a 01 da manhã e indo até as 07 horas. Os jogadores esperavam fazer a invasão de Alta Montanha, mas foi novamente em Azsuna, deixando muita gente enfurecida nas redes sociais e no fórum.

No Reddit, jogadores europeus reclamaram já que, dependendo do fuso horário, a invasão começava as 2 ou 3 da manhã em regiões próximas a Noruega. Não tá fácil pra ninguém.

A Blizzard, percebendo que lançou um sistema quebrado, removeu a conquista das invasões dos requisitos para pegar o voo (com o Desbravador Parte 2), deixando apenas o ganho de reputação e a exploração na Costa Partida, além das conquistas da Parte 1, que levam um tempinho pro jogador completar. Tem até um guia no site oficial, que você pode conferir aqui.

World of Warcraft - Ataques da Legião 02

Nas últimas semanas o altamente aguardado Patch 7.2 se tornou um dos mais criticados de todos os tempos. Com mais grind e novos nerfs, a Blizzard nerfou praticamente tudo nos últimos dias. Nerfou a reputação pra poder voar (provavelmente o único recurso do patch que muitos jogadores querem realmente completar), nerfou o farm de Estiléter/Nethershard, nerfou as missões de reputação nova do salão de classe e limitou os suprimentos da Legião para 1000, já que havia jogadores que estavam acumulando pra usar isso apenas semanas depois, e assim maximizar o ganho de poder de artefato, que terá uma pesquisa maior e com isso mais poder de artefato. Mas por si só a arma artefato se tornou um grind extremo, com pontos beirando os 50 milhões de AP por ponto e aumentando consideravelmente. Quem é raider já está correndo pra farmar a maior quantidade possível e ter aumento de ganho de poder/defesa/cura, mas quem não é desencanou e parou até de raidar com mais intensidade (igual muitas guildas que andam deixando de serem hardcores).

Mas haveria alguma maneira de consertar esse problema de invasões? Sim: primeiro não deixar elas cronometradas: a Legião não iria marcar hora pra invadir, certo? Ou aumentar o tempo de 6 para 24 horas, deixando o dia todo e assim os jogadores conseguirem acessar elas. Ou poderia ter mais de uma invasão em pontos diferentes ao mesmo tempo. Diminuir o tempo delas também seria interessante, talvez para umas 3 horas e já rolar outra logo em seguida. Além disso, as missões mundiais anteriores deveriam voltar a ser acessíveis para o jogador após ele completar o cenário final de cada invasão, para ele completar alguma World quest que poderia ser interessante completar. Pois tem missões mundiais das Guardiãs e do Kirin Tor que ocorrem em vários mapas, e o jogador poderia ter problemas em completar um Emissário (por exemplo).

Obviamente existem algumas complicações, quanto ao farm de poder de artefato e estiléteres nas Invasões, mas o problema é que o ganho de poder de artefato e o tempo pra fechar uma invasão é quase o mesmo de uma ou duas masmorras mítica+ com dificuldade baixa (+2 a +5, dependendo da gear do grupo), não tendo tantos problemas assim.

Apesar da expansão tem vindo com muitas qualidades, algumas decisões dos desenvolvedores estão causando problemas para os jogadores, junto com esse “foco no grind”. Nas próximas semanas devem começar as missões do salão de classe/enredo para conseguir as novas montarias e ter mais missões de enredo, levando até 11 semanas pra completar e termos, enfim, a nova raide sendo disponibilizada para os jogadores.

World of Warcaft - Portal da Legião







Apoie o Select Game pela tag da Epic Store


Se você curte o Fortnite, gostou deste artigo e/ou usa a Epic Store, apoie a gente, para continuarmos com o nosso trabalho! Use a tag RODRIGOFGLIMA dentro do Fortnite ou na loja da Epic Store.

Apoie um criador Select Game