Foi divulgado no fórum oficial do World of Warcraft Classic que a quantidade máxima de jogadores conectadas simultaneamente aumentou substancialmente. Na teoria, isso irá reduzir o tempo pra logar em servidores que estavam com uma fila maior de espera pra logar.

Decidi então fazer alguns testes na tarde de hoje: no servidor Thalnos, que eu tinha escolhido na época da reserva de nomes, no jogo mostrava inicialmente um tempo de espera de quase 2 horas, com 5 mil pessoas na minha frente. Mas depois o tempo caiu e começou a variar bastante, ora mostrando em torno de 10 minutos, ora ficando com 20 a 25 minutos. No total demorou em torno de 30 minutos pra logar.

Tempo de espera no servidor Thalnos no WoW Classic

Claro que dependendo da hora você pode ter sorte e conseguir conectar direto e escolher o personagem sem passar por filas!



Agora o Faerlina é um problema: a fila chegou a mostrar quase SETE horas, com 14 mil jogadores tentando conectar (!!!!), o que é bem desanimador em um primeiro momento. Na prática o tempo pode ser bem menor (talvez levando 1 ou 2 horas) e o jogador pode até conseguir conectar, mas ele teria de fazer alguma atividade extra enquanto espera.

A altíssima demanda mostra que a versão clássica está sendo um sucesso na comunidade e certamente muitos jogadores vão voltar a pagar a mensalidade atual, com alguns só jogando o classic, sem adquirir o Battle for Azeroth.

Só que o problema é que, por conta dessas questões de servidores, muitos jogadores não conseguem jogar com amigos, e não há ainda um consenso entre a comunidade de escolher outro servidor. Talvez me pergunto se a Blizzard abriria servidores exclusivamente nacionais, como aconteceu anteriormente na versão normal (com o Azralon, Goldrinn, Nemesis, Gallywix e Tol-Barad), e ter transferência gratuita dos personagens. Você pode acompanhar as discussões mais recentes da escolha do servidor no fórum oficial.

Por hora teremos de esperar, ou ver com mais pessoas quais os servidores que elas escolheram e jogar juntos. Pois a diversão fica melhor, e reduz bastante a frustração, pois muitos podem upar juntos nos mapas.