Pular para o conteúdo
Início » Brasil » [E3 2011] PSN Store brasileira será lançada até outubro de 2011

[E3 2011] PSN Store brasileira será lançada até outubro de 2011

Google News

Jornalistas do UOL Jogos estiveram numa conferência fechada da Sony para a America Latina, onde eles soltaram muitas informações interessantes no Twitter e depois numa matéria no site. A PSN Store brasileira (mais o site oficial e um PSBlog local) será lançada até o Dia das Crianças, no próximo dia 12 de outubro. Ou seja: em 3 meses iremos ver a loja funcionando, o que já é uma ótima notícia para os brasileiros que estão esperando há muito tempo e que tem esperança de que ela tenha preços decentes. Sempre tem o medo de que os preços dos jogos seja até maior do que a mesma versão na Store americana, e aí o jogador brasileiro vai acabar optando pela compra na lojinha dos EUA.

Como previsto anteriormente, ela será lançada por fases, começando por games e depois focando em outros conteúdos, como filmes. Talvez por conta das negociações que ela já esteja fazendo com as distribuidoras, o que é um processo lento. Na questão dos jogos, teremos games da Sony, demos, clássicos de PSOne e “third parties”, os jogos de terceiros. Ainda não foi divulgado os games desta primeira etapa.

Aqui é interessante observar o funcionamento da Live brasileira. No começo houve reclamações da falta de conteúdo da Live, onde países como Colômbia e Chile também ganharam as versões da rede do Xbox no mesmo dia e que tinham mais games. A explicação é que a produtora do jogo tem de enviar o jogo para a Classificação Indicativa, um processo que atrasa o lançamento na rede. Jogos multiplataforma que já estejam na Live podem se beneficiar e usar a mesma classificação, pois acho difícil ter de reenviar o jogo por conta de ser outra plataforma (mas eu posso estar errado).

Quanto às formas de pagamento, está confirmado o cartão de crédito,  “mas ainda não foi definido se será necessário cartão nacional ou internacional”. Inicialmente achei absurdo a possível (?!?) obrigação de ter um cartão internacional para fazer compras em reais. A maior vantagem da loja aqui no Brasil seria comprar com cartões nacionais e poder eliminar um pouco os sites que vendem cartões e tem lucro em cima deles, onde um cartão de 20 dólares pode sair por mais de 50 reais. Há jogadores que conseguem usar cartões internacionais onde o CEP da pessoa bate com o mesmo CEP de uma rua noa EUA, usando Mastercard, e aí pode sair mais barato comprar na Store americana. Com cartão nacional, mais jogadores poderão comprar e dependendo do valor final sairá mais vantajoso comprar por aqui. Se não for possível, a existência da Store não fará tanta diferença, pois os jogadores ainda continuarão comprando em sites nacionais que vendem os cards americanos (caso não tenha um cartão internacional) ou optando por vouchers em sites como a Amazon (tendo o cartão), comprando o game individualmente.

Quanto à migração de contas, isso não será possível. Apesar de ser interessante você migrar os seus troféus para uma conta nacional, nem todos os jogos podem estar disponíveis inicialmente. Como o game está atrelado à ID e ao console, a migração de um game “inexistente” pode fazer com que o jogo desapareça da lista de downloads. A Microsoft recomendou na época das migrações que o jogador fizesse um backup do jogo no console, mas sempre existe o risco do jogador passar por problemas técnicos ou mesmo pensar em trocar o HD por um com mais espaço e ter de baixar todos os games novamente. Muitos não migrariam as contas, pois hoje é possível você comprar games na PSN americana/europeia e jogar na brasileira, opção que uso atualmente.

O jeito será esperar a loja sair. Aí saberão se eu vou pagar a minha língua ou não.

9 comentários em “[E3 2011] PSN Store brasileira será lançada até outubro de 2011”

  1. Com migração ou não é vantajoso pra todos. Quem não quer migrar usa compra pela PSNBr mas joga na sua conta padrão. Eu fiz o contrário. Como podia ter diversas contas no PS3 e como um conteúdo comprado por uma conta é visível pelas outras contas do PS3, eu fiz da conta brasileira a minha conta principal. As contas americana e européia uso somente pra baixar conteúdo.

  2. Se a PSN BR tiver todos os adicionais do LittleBigPlanet e LBP2(possibilitando a migração, pelo que entendi lol) eu migraria¹ ctz, apesar de ter bastante conteúdo em jogo e até em adicionais, eu só quero garantir os meus add-on do LBP e LBP2 ^^, afinal sempre estou jogando e irei jogar o 3, o 4, o 5…

    ¹ Se os preços da loja forem descentes ._. e os conteúdos não sofrerem um atraso maior de 1 mês da PSN US para a PSN BR ^^"

  3. Bom contéudo e preço justo, é o que espero da PSN BR.
    A migração seria muito bacana, se possivel, mas nunca ouvi falar que a Sony tenha feito isso em outros paises, então não faria aqui.
    Criei conta BR, depois US mas acabei fazendo carreira usando a americana, ainda mais depois que consegui cadastrar meu Amex na PSN e comprando o que quero direto no cartão.
    Espero que a PSN seja um sucesso, nós brasileiros merecemos!

  4. Eu só troco se os jogos forem lançados no mesmo dia e pelo mesmo preço que nos EUA, senão, não.

  5. Leônidas Dah&a

    Vou continuar com minha conta Portuguesa, ora pois.
    Ainda mais agora que consegui cadastrar meu cartão de crédito nela e posso comprar os jogos sem o ágio dos PSn cards.
    Claro que vou criar uma conta BR para aproveitar alguma promoção.

  6. Só pra informar a AMAZON também vende cartões da PSN, entrega na hora o código e não cobra nada a mais por isso, fora é claro o IOF que você tem de pagar pela compra internacional.

    1. Esta é hoje a melhor forma de comprar jogo na psn, comprei recentemente god of war collection com dois cartões da psn de 20 doletas, sem nehum ônus. Mas é claro sempre com o jeitinho brasileiro, queria poder mudar esta relaidade e não ter que fazer nenhuma "maracutaia", mas vamos depender da psn store Brasil. E concordo que só vou aderir a mesma se compensar $$$$.

  7. ursinhomalvado

    Isso de aceitarem ou não cartões de crédito nacional é bem estranho, mas com certeza, no mínimo, vão colocar PSN Cards à venda no brasil em Reais pra uso na loja nacional.
    É uma boa notícia, mas não sei se vou migrar. Talvez eu crie uma conta brasileira para aproveitar alguma promoção. Ainda acho que a criação da PSN Store nacional tem como alvo jogadores novos que ainda não tinham Playstation até em função da falta de suporte. Ainda que as coisas tenham melhorado na "classificação" dos jogos, os lançamentos aqui nunca serão tão rápidos e abundantes quanto na loja americana, o mercado lá é bem maior e por isso tem toda a atenção dos desenvolvedores.

  8. Vai ser bom poder comprar na Store em reais (a não ser q o preço seja abusivo…), mas nada impede q vc use a loja q vc quiser pra fazer suas compras. Sobre a migração, o argumento da Sony é pertinente, mas é possível q, quando a StoreBr estiver emparelhada em conteúdo com a US (se isso chegar a acontecer um dia), seja possível fazer a mogração.

Não é possível comentar.