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Porque jogos antigos ainda são importantes

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Com jogos como Heavy Rain, Final Fantasy XIII e God of War III chegando, e mais uma outra grande quantidade de títulos fantásticos que estão também sendo lançados, comecei a pensar no origem dessa geração atual de games, com gráficos fantásticos, enredos cinematográficos e tudo mais, e pensar porque alguns games antigos são considerados clássicos até hoje.
E antes que alguém grite, “sessão nostálgia”, sim, é mais ou menos por ai, e de onde veio a idéia para esse post. A algum tempo atrás, um primo meu veio em casa pedir games emprestados para jogar no PC, e eu só tinha “velharias”, mas pra mim clássicos, que emprestei pra ele, já que migrei para os consoles totalmente. No alto de seus 15 anos, precisou de um final de semana, para o guri me devolver tudo, e criticar clássicos como Shadow of Warrior e dizer que os gráficos eram “porcos demais, tudo quadradão”. E porque isso, ele já vive na geração atual de gráficos maravilhosos e tudo mais que vem junto. E isso me fez lembrar de uma frase que usavam na escola e que já ouvi muito “Aqueles que não aprendem com o passado estão condenados a repeti-lo”.
Mas, o que isso quer dizer? Simples: Semos jogos antigos, não teriamos hoje os Killzone’s, Heavy Rain (pra mim uma evolução fantástico do genêro “point and click”), Assassin’s Creed e tantos outros. E tecnologias como o Wii-mote ou o Projeto Natal? pode esquecer. Os jogos antigos (e veja bem, eu estou falando de bem antes até que o PSOne) são a pedra fundamental, a fundação do que temos hoje na indústria atual de games.
Vamos pegar um exemplo, pense em Fight Night Round 4 – um dos jogos de boxe mais realistas da atualidade que eu já vi. Mas, se não fosse o sucesso de Mike Tyson’s Punch Out!! (sim eu sei que tem várias outras versões, mas essa foi a primeira e a melhor), provavelmente não teriamos hoje a franquia Fight Night. Bom, você até pode dizer que os gráficos eram simplistas, e os personagem esteriotipados demais, mas mesmo com as limitações da época, os desenvolvedores criaram um game com uma história bacana e um gameplay simples e viciante. Eu joguei muito esse jogo no meu NES na época.
E porque eu acho esse game fantástico? Pra mim, o esquema de controle super simples faz toda a diferença. E pensem pessoal, os jogadores mais Hardcores até tem a capacidade para decorar mais de 100 comandos diferentes para jogar um game, mas depois de um tempo, isso fica chato demais. Isso espanta muito jogador, e é ai que está a beleza de clássicos como Punch Out!!, Zelda, os primeiros Metroid, não é preciso decorar inúmeros combos e comandos, você tem o direcional, o botão de pulo e o botão de ataque, e pronto, é só jogar.
Simplicidade é a chave, e por isso que jogos como a franquia God of War se mantém fazendo sucesso. Sim, você tem inúmeros combos e tal para destravar e jogar, mas ao mesmo tempo a mecânica é simples, pulo e ataque, e mesmo para aqueles que não conseguem decodar os inúmeros combos, não tem problema em jogar usando apenas o ataque e pulo. Você agrada os dois mundos, quem quer jogar e se divertir, e aqueles que querem mostrar sua habilidade no jogo podem partir para o lado de dominar os combos.
Voltemos ao Punch Out!! novamente. Ele tem controles simples, tornando possível que você vença os adversários simplestente com uma combinação de esquiva e ataque. Mas, para aqueles que procuram dominar o jogo, você tem o “uppercut”, e se isso ainda não é o suficiente, você pode criar combos para terminar com um “uppercut”. A opção está lá para você usar ou não, e você não é forçado a usá-la para vencer e avançar no game.
Pense também nas novas tecnologias de agora, o Wiimote, o Projeto Natal, o sensor de movimento do PS3. Todos eles tem a mesma origem com a Nintendo e a clássica Power Glove.

Pra quem é da minha época, a Power Glove era a sensação e o sonho de consumo de quem tinha um NES. Tinha um controle completo e diversas funções, e seus sinais eram capturados por infra-vermelho. Podemos dizer que era o ancestral do Wiimote. E se soubesse usar e configurar corretamente (o que infelizmente não era fácil, quem conseguiu usar uma sabe do que eu estou falando), você podia jogar Metroid, Double Dragon, 1943 e até mesmo o Punch Out!! usando as mãos, quando você dava um soco, o Little Mac (pra quem não sabe o herói de Punch Out!!) também dava um soco.
Esse acessório trouxe para a época um senso de realismo para os jogos, mas funcionava sempre? não, e pra configurar dependendo do jogo você até desistia (e antes que alguém pergunte se eu tive uma, eu já respondo, não, mas na locadora que eu frequentava tinha uma, que era alugada para os clientes, e tinha fila de espera). Mas veja bem, analisem se não era a pedra fundamental do que temos hoje nessa miriade de sensores de movimento.
Com tudo que eu disse, estou eu tentando promover a volta dos dias gloriosos dos 8 bits e som MIDI? não meus amigos. Eu também gosto dos gráficos excelentes, da narrativa de cinema como todos hoje em dia. O que eu quero dizer é que os jogos antigos tem seu lugar na história e deveriam ser tratados com mais respeito, principalmente pela geração atual. Sem eles, provavelmente os avanços que temos hoje em consoles e jogabilidade não existiriam. E principalmente o que eles podem nos ensinar, que devemos prestar a atenção na história do game, já que antigamente os jogos tinham limitações gráficas, onde os desenvolvedores nos prendiam na história, e principalmente na facilidade de jogar, oferecendo desafios para quem quer mais, mas não afastando os jogadores que preferem algo mais simples. Para mim é isso que os jogos antigos podem nos ensinar e mostrar a sua importância.

Marcações:

10 comentários em “Porque jogos antigos ainda são importantes”

  1. O novo não anula o antigo. Diferente de por exemplo, um computador, que você usa pelo seu desempenho e o de 20 anos atrás não serve mais para hoje, um jogo de 20 anos atrás continua divertindo. Ao meu ver eles são feitos para isso.

  2. Eu dou esse crédito para a Nintendo: o sucesso de Wii foi resultado de muitos anos de trabalho e várias tentativas (algumas desgraçadas de ruim). Exemplos além da Power Glove incluem o Virtual Boy e o Laser Scope (Visite o Angry Video Game Nerd para um review hilário – inglês somente).
    Um dia eles tinham que acertar. Além do fato, claro, que foram eles que salvaram a indústria dos jogos depois do crash de 1983. Sem eles, possivemente nosso passatempo seria jogar War de mesa até hoje (o que não é ruim, mas depois de 16h de jogo fica meio chato).

  3. Heitor Moraes

    Gustavo falou do nem tão antigo Virtua Boy, e lembrei do meu tempo de 8 e 16 bits.
    Tive uma Menacer do Megadriver – ela usa o mesmo esquema de rastrear led do Super Scope e Wiimote.
    Lembro que passava horas jogando e zerando Terminator 2.
    Os óculos 3D LCD do Master System também eram espetaculares. Out Run 3D era show!.
    E a jogabilidade de Punch Out! Estou revendo ela no combate corpo-a-corpo do "Crônicas de Riddick".
    Todas tecnologias antigas, que agora estão sendo revistas.
    Acho que são evidências dessa coisa de "antigo novo".
    E sabe uma: venha o que vier… Até agora estou adorando os reciclados.

  4. Hoje ao meus 25 anos de idade só posso dize uma coisa. Quem viveu, viveu. Quem não viveu, zivudeu.
    Old School owna e sempre vai owna, jogos antigos que até hoje não sai de nossas mentes e se pá são motivos de noites mal dormidas e sonolência no dia seguinte até hoje. Punch Out é ótimo exemplo disso. Grande texto 😉

  5. Mesmo jogos nem tão antigos são criticados pela moçada nova. Tenho uma história bem parecida sendo que eu emprestei jogos que eram desenhos e o quesito principal era a diversão (Full Throttle, Day of Tentacle e Moneky Island) e o piá veio me dizer que eram bobos e que pareciam desenhos para criança – FALA SÉRIO

  6. O fato de ser "novo" ou "antigo" não significa nada. Existem jogos BONS e outros… nem tanto! hehehe.
    No meio de toda "safra" de games temos que garimpar aqueles que realmente valem a pena pois, como sempre, existe muita porcaria no mercado.
    Ex: O Atari era ótimo. Pitfall, Enduro, River Raid. Jogos que são partes da história dos games. Mas alguém lembra de E.T. ?
    Agora me empolguei, acho que vou escrever algo sobre isso! hehehe.

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