Pular para o conteúdo
Início » EA » Serviço Gamespy será desativado junto com os multiplayers de diversos jogos

Serviço Gamespy será desativado junto com os multiplayers de diversos jogos

Google News

Battlefield 2 Screenshot PC

O Gamespy, um dos mais populares serviços de servers de games da internet, será desativado. O grupo IGN chegou a vender o Gamespy para a Glu em 2012, e na época o CEO Niccolo de Masi tinha comentado que eles “esperavam que a aquisição teria ganhos neutros a curto prazo. Entretanto, é esperado que o time da Gamespy e a tecnologia ajudem a gente a conduzir uma alta rentabilidade e tempo de vida útil para os títulos da Glu a partir de 2013”. Aparentemente não é o o que ocorreu, e com isso centenas de games poderão perder as funcionalidades multiplayer, com jogos da EA, Ubisoft, Gearbox, Nintendo, Konami, Capcom, 5th Cell, Koei, Firaxis e da própria Glu. Algumas empresas já estão trabalhando na transição para outros serviços, como a Bohemia, onde a desativação irá influenciar no matchmaking, autenticação de CD keys e conversão de NAT de Arma: Resistance até o Arma 3.

“Nós estamos planejando introduzir uma solução alternativa usando o Steam para os jogadores de Arma 2: Operation Arrowhead e Arma 3. Outros games (Take On Helicopters, Arma 2, Arma 2: Free, Arma, Arma: Cold War Assault) terão uma experiência de multiplayer mais limitada com a perda da busca de server (server browser), autenticação de cd keys e sistemas de conversão de NAT (NAT traversal systems). Dito isto, a conexão de IP direta com os servidores devem funcionar mesmo depois dos serviços da Gamespy não estiverem mais disponíveis”

Já a PC Gamer acredita que o desligamento é uma desculpa para a EA desligar mais servidores de jogos mais antigos e que não tem mais tanta rentabilidade em vendas. Eles listaram 24 jogos que tem servers na Gamespy, e não está claro se eles estão planejando re-listar em outros servers games mais populares, como Battlefield 2, Command & Conquer 3, Star Wars: Battlefront 2 e Neverwinter Nights 2. Em um post do blog oficial da EA a empresa comenta que estão trabalhando “para avaliar as opções disponíveis para manter os serviços ligados e funcionando.

“Infelizmente, por conta de desafios técnicos e preocupações com a experiência do jogador, não temos uma solução neste momento. Serviços online dos games da Electronic Arts na plataforma Gamespy serão desativados no final de junho.”

Aqui temos um conflito de datas. A notícia inicial postada no IGN citava o dia 31 de maio, e agora a EA cita que o serviço será desligado no final de junho, que pode sugerir um pequeno adiamento pro desligamento dos servidores. Alguns serviços alternativos surgiram para diminuir o impacto dos jogadores: nesta outra notícia da PC Gamer o criador do serviço GameRanger, Scott Kevill, comentou no Reddit que o serviço ainda suportará o Star Wars Battlefront 2 (junto com uma lista com quase 700 jogos), bastando baixar o client gratuito disponível no site. Mas as grandes casualidades podem ficar pro Battlefield 2 (com mods como Project Reality) e os games da série Crysis.
Confira a listagem dos jogos da Electronic Arts, que foi divulgada inicialmente aqui:

  • Battlefield 1942 para PC e Mac (incluindo as expansões The Road to Rome e Secret Weapons of WW2)
  • Battlefield 2 paraPC (incluindo a expansão Special Forces)
  • Battlefield 2142 para PC e Mac (incluindo a expansão Northern Strike)
  • Battlefield Vietnam para PC
  • Command & Conquer 3: Tiberium Wars para PC e Mac (incluindo a expansão Kane’s Wrath)
  • Command & Conquer: Generals para PC e Mac (incluindo a expansão Zero Hour)
  • Command & Conquer: Red Alert 3 para PC e Mac
  • Crysis 2 para PC
  • Crysis para PC
  • Crysis Wars para PC
  • EA Sports 06 para PC
  • F1 2002 para PC
  • Global Operations para PC
  • James Bond: Nightfire para PC
  • Master of Orion III para PC
  • Medal of Honor: Allied Assault para PC e Mac (incluindo as expansões Breakthrough e Spearhead)
  • NASCAR Sim Racing para PC
  • NASCAR Thunder 2003 para PC
  • NASCAR Thunder 2004 para PC
  • Need for Speed: Hot Pursuit 2 para PC
  • Neverwinter Nights 2 para PC e Mac
  • Neverwinter Nights para PC, Mac e Linux (incluindo as expansões Hordes of the Underdark e Shadows of Undrentide)
  • Star Wars: Battlefront para PC e PlayStation 2
  • Star Wars: Battlefront II para PC e PlayStation 2

Update 22h30 – A Capcom divulgou também a listagem dos jogos que serão afetados com o desligamento do Gamespy. Segundo a empresa, eles já iniciaram a migração das funcionalidades multiplayer do Lost Planet 3 para um novo servidor e com isso “não deve haver nenhum período com modo multiplayer fora do ar”. Entretanto, eles irão resetar os placares de líderes e dados online. Já a versão do Xbox 360 não será afetada.
Já os games Street Fighter III: Third Strike Online Edition e Marvel vs Capcom Origins já foram migrados para outro serviço, “funcionando 100%, sem demais problemas”. Agora o Age of Booty e o Flock perderão as funcionalidades online, pois “não há planos para migrar estes jogos para um novo serviço”, sendo que será possível jogar o Age of Booty offline e via LAN.
Já o Flock está na mesma situação que o Age of Booty, onde o jogador poderá “baixar e jogar, porém sem as funções online”. Para mais detalhes, veja no Capcom-Unity Brasil.
______
Mais uma vez teremos games perdendo parte de suas funcionalidades. É sempre complicado: existem custos atrelados para manter um servidor online, desde energia elétrica e manutenção contínua. E com mais games sempre surgindo, muitas empresas precisam de locais e espaço para alocar os servers. O que uma produtora poderia fazer nesses casos é liberar os fontes para a comunidade, para que os próprios jogadores montem ou aluguem um server no exterior. Com serviços como a DigitalOcean, que oferecem um IP fixo para as aplicações baseadas em Linux, seria uma alternativa interessante, mas ainda assim geraria custos pro usuário, dependendo da quantidade de memória necessária. Mas para empresas maiores, o jeito será usar as redes das fabricantes first-party e o Steamworks, mas ainda assim sempre existirá o receio de vermos mais games indo pro limbo nos próximos anos.

Gamespy - Goodbye Logo

5 comentários em “Serviço Gamespy será desativado junto com os multiplayers de diversos jogos”

  1. Curioso o EA Sportes 06, o F1 2002 e os Nascar de 2003 e 2004 ainda estão com os servidores ligados. Sendo que o FIFA, o NBA e alguns outros eles desativam o servidor após 2 anos do lançameto do jogo.

    1. Acredito que em games mais recentes eles podem estar usando servidores próprios, o que explica eles desativarem muitos multiplayers de jogos nos últimos anos. Como o Gamespy é bem antigo, provavelmente os jogos antigos eram mais otimizados para uso de multiplayer, consumindo pouca banda utilizada. Talvez também a EA pode ter tido um acordo geral dos jogos, o que justificaria manter funcionando os games antigos também!

    2. Leandro Nunes

      Simples, F1 2002 foi um dos melhores F1 da época, muito aclamado por jogadores, eu q n jogo F1 ate gostei dele. já a Série C&C me revolto completamente pelo desligamento.

      1. Herikles Amancio Gomez

        Também concordo… e revoltante… mais revoltante ainda, e saber que são games tao bom e com muito potencial, e tao poucas pessoas tiveram o prazer de joga los.

Não é possível comentar.