Pular para o conteúdo
Início » Brasil » Ubisoft Brasil reduzirá equipe do estúdio de Porto Alegre

Ubisoft Brasil reduzirá equipe do estúdio de Porto Alegre

Ubisoft imagem 002
Google News

Pode-se dizer que o dia de hoje foi tenso no mercado jornalístico nacional. Primeiramente teve o falecimento do colecionador Norian Munhoz Junior, co-fundador do site ClassicGamingBrasil e que tinha, segundo o UOL Jogos, uma coleção de “3.106 jogos, 187 acessórios e 150 sistemas de videogames (incluindo nove versões de Odyssey, um dos primeiros videogames produzidos, e cinco modelos de Atari)”. Na parte da tarde rolou uma discussão na mídia sobre a situação atual da Ubisoft Brasil, onde o Canal dos Games postou que os 2 estúdios nacionais iriam fechar as portas. Na hora foi impactante pra mim, já que eu sou um dos muitos que querem que a área de gamedev cresça no país. Eu cheguei a noticiar no antigo GamedevBR (hoje parte-integrante do Select Game) os rumores da vinda do estúdio, a notícia da vinda e inclusive a compra da SouthLogic, estúdio gaúcho que teve games como o Deer Hunter e Trophy Hunter, e que fazia outsourcing para a Ubisoft e pra outras empresas. Para quem não sabe, o outsourcing é uma prática comum, onde a empresa presta serviços para o exterior, exportando software. Exemplos atuais são a Tectoy Digital, a Kidguru (que fez o Freekscape para PSP e que foi lançado pela Creat Studios, produtora/publisher do exterior) e a Playlore, estúdio de Recife que está envolvida com o desenvolvimento do DC Universe Online, MMO que sairá no Playstation 3 e PC.

Voltando às notícias de hoje, tinha saído a nota no Canal dos Games e algumas horas depois saiu duas notícias, uma no UOL Jogos e outra no Arena Turbo, onde o estúdio não iria fechar as portas, e sim rever seus planos para o Brasil. Do UOL Jogos:

Dentre as possíveis medidas, a Ubisoft estuda diminuir o número de funcionários que atuam no escritório da empresa em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Por lá, a operação da empresa engloba o estúdio desenvolvedor de games e também uma parceria com a Tecnopuc, Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), pela qual oferece um curso de pós-graduação em desenvolvimento de jogos.

Sobre essa parceria da universidade, ainda me lembro do dia que eu fiz uma pergunta ao próprio Bertrand Chaverot quando estive no XNA Gamefest 2008, sobre essa parceria. Caso queira ver (postando mais a título de curiosidade, já que isso ocorreu há 2 anos atrás), segue o vídeo (filmado pelo amigo e desenvolvedor Pérsio Flexa):

Quanto à notícia, espero que a Ubisoft se recupere. Sei que inicialmente ela queria ter um estúdio com 200 profissionais e que hoje ela não pensa mais nesse número, mas se conseguir pelo menos manter as atividades aqui, mesmo que seja com uma equipe pequena, é interessante para a área como um todo. Poder continuar vendo games feitos aqui em plataformas consagradas como o Nintendo DS e o Wii (onde a equipe de Porto Alegre está desenvolvendo no console) já é um grande avanço pra indústria nacional, e espero que ainda tenhamos mais notícias boas. O problema é que, tal como é em todas as empresas, a Ubisoft tem de se manter, e pra ela ter de reduzir o quadro de funcionários, significa que não está tendo tanto lucro e existe um custo alto para manter estas instalações e os seus funcionários (tudo tem um custo). Aí, pra não ter problemas no futuro, o jeito é refazer cálculos e projeções, algo que não é fácil de fazer.

Outras informações podem surgir nos sites, e caso isso aconteça manteremos vocês informados. Afinal de contas, também temos interesses na área de desenvolvimento de jogos e ficamos de olho no que acontece por aqui.

8 comentários em “Ubisoft Brasil reduzirá equipe do estúdio de Porto Alegre”

  1. Dia tenso para os games. Na entrevista que fiz com o Bertrand no final da tarde, ele disse que a Ubisoft fará comunicado nesta quarta. A expectativa é grande…

  2. ursinhomalvado

    apenas para contribuir:

    "Onde é advérbio de lugar ou, segundo as gramáticas mais modernas, advérbio-pronome[5]ou advérbio pronominal relativo,[6] que deve ser usado no sentido locativo, isto é, quando o antecedente contém a idéia de local."

    "O emprego de onde como pronome relativo, em substituição a em que, no(a) qual, nos (as) quais, segundo o (a) qual, segundo os(as) quais, deve ser evitado."

    fonte: http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/cacoetes

    Depois que fui "endireitado" por um amigo professor, quando vejo o emprego de "onde" no lugar de "no qual", me chama a atenção.

  3. Putz… fiquei triste agora… não teria como eles esperarem e aguentarem até o inicio do ano que vem? O Jogo Justo ta ai, ja é em novembro que vamos saber se terá inicio alguma mudança do cenário de games aki no Brasil… se conseguirem inicio do ano que vem muda tudo!

  4. Pelo que estou sabendo o estúdio de Porto Alegre vai ficar só com desenvolvimento para Facebook, pelo menos por enquanto.

    Lamentável.

  5. Marcelo_Inter

    E eu quase fui fazer essa pós ali na PUC. Ainda bem q nao entrei nessa fria!

    1. A pós não é fria. Eles fizeram uma parceria para que os desenvolvedores do estúdio de Porto Alegre pudessem dar aula na PUC e os alunos pudessem entrar na empresa depois (claro que se o cara for bom, né?). O curso é independente da empresa e irá continuar normalmente.

  6. esse país é uma comédia
    faculdade? qual professor aqui já fez algum jogo decente p/querer ensinar algo?
    neguinho "pensa" q só pq fez faculdade de informática pode ensinar algo!
    a Ubisoft deve ter fumado crack p/escolher alguma empresa(?) aqui,aqui só tem jogo podre!
    as empresas daqui são uma piada! os jogos são de matar de vergonha!
    na unidev só tem fracassado e o flausino é pior(um folhetinho ambulante do mundo dos games!)
    dib.

Não é possível comentar.